NÃO-ME-TOQUE – Cotrijal desenvolve curso sobre sucessão rural

Postado em 27 agosto 2014 07:34 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A sucessão familiar permanece sendo um dos principais desafios em grande parte das propriedades rurais da região. Para auxiliar seus associados com orientações que possam facilitar o processo de transição de comando do negócio entre pais e filhos, a Cotrijal promoveu na última semana (19 a 21 de agosto) mais um curso sobre o tema. A atividade foi realizada na sede social da AFC, em Não-Me-Toque.

As realidades de diversas propriedades rurais da região estiveram em evidência no último dia de atividades, quando o trabalho foi direcionado para produtores e associados. Para Gilberto Picinin, de Lagoa dos Três Cantos, o tema é de extrema importância e deve fazer parte da pauta familiar. “Eu trabalho junto com meu filho Alexandre e viemos ao curso justamente para aprender como lidar com a sucessão e tudo o que ela envolve. Acredito que estamos no caminho mais correto. Agimos de forma coerente e em conjunto, sempre visando o bem da nossa família e da nossa propriedade”, relata o produtor, que possui propriedades também em Tapera.

Os dois primeiros dias de atividades foram direcionadas para profissionais do Departamento Técnico da Cotrijal, com o objetivo de qualificá-los para que possam auxiliar o associado sobre o tema. O trabalho foi conduzido pelos consultores da Safra & Cifras, Cilotér Borges Iribarrem e Murilo Damé Paschal, e envolveu mais de 100 participantes.

O curso é composto de duas palestras no período da manhã e trabalho em grupo à tarde. A primeira palestra aborda a evolução da população mundial e das famílias, apresentando as diferenças no processo de sucessão atualmente em relação ao passado. A segunda, mais prática, debate aspectos como: quais são as regras para uma sociedade familiar; como se faz uma parceria; como o filho e a mulher participam desse processo. E à tarde, ocorre uma ampla análise, através de trabalho em grupo, da sucessão em uma propriedade de soja e milho.

Transição bem planejada

Iribarrem diz que essa transição é delicada e deve ser planejada para que conflitos sejam evitados ou resolvidos. “Como conduzir isso tudo conjuntamente, considerando que existem filhos que trabalham e outros que não trabalham na propriedade, que os pais estão vivendo mais – hoje são comuns situações em que o pai está com 70 anos, em plena atividade, tem filhos na faixa de 40 e poucos e provavelmente netos por volta de 20 anos. Esse é o grande desafio”, comentou o consultor.

No encerramento do curso, o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, agradeceu a parceria da Bayer e da Safras & Cifras para que se pudesse realizar a programação e ressaltou que é compromisso da cooperativa alcançar aos associados novas tecnologias mas também informações que possam auxiliá-los tanto na parte técnica quanto na gestão. Temos, nesta turma, produtores de vários municípios da área de ação da Cotrijal, o que demonstra a importância do tema, avaliou. “Vamos continuar debatendo a sucessão e assessorando o produtor, através de informações, para garantir a continuidade dos empreendimentos rurais”.

(Assessoria de Comunicação da Cotrijal)

Postado em 27 agosto 2014 07:34 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop