A Cotrijal realizou na noite desta quarta-feira (4/12), em Passo Fundo, o terceiro evento de lançamento do Programa Monitora. Desta vez, para cerca de 200 produtores atendidos pelas unidades de Passo Fundo, Mato Castelhano, Tio Hugo e Nicolau Vergueiro. Eles acompanharam apresentação do gerente de Produção Vegetal da cooperativa, Silvio Biasuz, que deu detalhes do programa, e palestra com o pesquisador e professor José Roberto Salvadori, da Universidade de Passo Fundo, falando sobre os cuidados com as novas pragas que estão presentes nas lavouras, em especial a lagarta Helicoverpa armigera.
Salvadori reforçou em sua palestra a necessidade de um trabalho realizado em conjunto entre produtores, departamento técnico e pesquisa. Infelizmente a lagarta está aparecendo. O importante é procurar um equilíbrio de ações, não realizar aplicações de forma desordenada, mas também não relaxar no que diz respeito a monitoramento, comentou o pesquisador, que reforça a necessidade de um monitoramento completo duas vezes por semana.
O associado João Caetano da Rosa, de Mato Castelhano, disse que está preocupado com o aparecimento de lagartas em suas lavouras. Elogiou a Cotrijal pela iniciativa e revelou que está seguindo todas as orientações para acabar com a praga. Temos problemas com pragas de difícil controle desde o ano passado, mas acredito no trabalho da cooperativa e creio que vamos vencer mais este problema, disse Caetano.
O Monitora, que tem como slogan “Sua lavoura sob controle”, objetiva prover informações técnicas, monitoramento e recomendações para os produtores assistidos pela Cotrijal, sobre pragas de difícil controle, entre elas, a Helicoverpa armigera. Através dele, a cooperativa fornece aos seus associados um serviço diferenciado e de alto valor agregado, oportuno para a tomada de decisão relacionada ao manejo e controle dessa lagarta e das demais pragas que representam risco de dano.
As informações geradas através do programa são levadas ao produtor através de vários meios. Além do contato direto dos técnicos da cooperativa com o produtor, a comunicação se dá através do Jornal da Cotrijal, dos programas de rádio que a cooperativa mantém em duas emissoras da região, do site da cooperativa e de um programa de TV.
(Assessoria de Comunicação – Cotrijal)