NÃO-ME-TOQUE – Cônsul da Alemanha prestigia comemorações ao Ano da Alemanha

Postado em 08 março 2013 07:50 por jeacontece
15.292.411/0001-75

“Quando ideias se encontram”, esse é o lema do ano “Alemanha + Brasil 2013-2014”

O Ano Alemanha + Brasil 2013-2014 pretende dar maior visibilidade à cooperação e incentivar novas parcerias. Em nível estadual, o ano será lançado em maio, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, pelo Governador do Estado.

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, organizou uma programação especial para o Ano Alemanha + Brasil 2013-2014 que inclui dois bailes folclóricos organizados pelos grupos locais, cavalgada, festival de corais, almoço do imigrante, exposição na Casa da Cultura Dr. Otto Stahl, miniolimpíada com jogos germânicos e o lançamento do livro de receitas Com Sabor Alemão.

Durante a Expodireto Cotrijal, no dia 05, o Município iniciou oficialmente o lançamento do Ano com a chegada do cônsul-geral da Alemanha, Hans-Josef Over. A Administração Municipal delegou uma comitiva para acompanhar a programação criada para a presença do cônsul. O prefeito Antônio Vicente Piva, a vice-prefeita Teodora Berta Lütkemeyer, o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Paulo Falcão da Rosa; a secretária municipal de Desenvolvimento Maria Margarete Lauxen, juntamente com as soberanas do Município acompanham o cônsul nas visitas.

Durante a manhã, o cônsul, os representantes dos poderes Executivo e Legislativo, juntamente com os grupos étnicos alemães Immer Lustig Und Durstig e o Kulturell Gruppe Tazen Ist Leben, visitaram empresas na Expodireto. Na oportunidade foram visitadas as empresas Jan, Stara, o Pavilhão Internacional onde é realizada as rodadas de negócios, a Casa da Emater e a Casa do Meio Ambiente.

O cônsul ficou perplexo pela organização da feira. Parabenizou o presidente Nei César Mânica, destacando que a tecnologia nas máquinas agrícolas encontradas aqui é idêntica às existentes na Alemanha. Fez um teste no simulador de pulverização da Stara e parabenizou a empresa por mesmo estando localizada em Não-Me-Toque, esta acompanhando a tecnologia do mundo.

Após o passeio do parque, no estande da Prefeitura, os grupos étnicos preparam uma apresentação com composição das principais danças étnicas que marcaram a história da Alemanha. A apresentação chamou atenção do Cônsul e do público que visitava a feira.

Na oportunidade o Cônsul recebeu um mimo do Município pelos representantes dos poderes Legislativo e Executivo. Em sua fala ele agradeceu a receptividade, parabenizando Não-Me-Toque que, além de ser uma cidade com grande potencial agrícola, também é uma cidade rica em cultura por incentivar e cultivar a tradição de cada povo.

Durante a tarde a comitiva preparou um passeio na cidade para o cônsul onde foi visitada a Prefeitura, o monumento em frente à Prefeitura, que representa o Ano Alemanha + Brasil, a Casa da Cultura, onde o prefeito Piva explicou toda a história do Município. Também foi realizado um tour na cidade mostrando desde o distrito industrial até o pórtico de entrada.

A visita do cônsul foi finalizada com um café colonial preparado pelos grupos étnicos, na casa da Etnia Alemã, na Praça Dr. Otto Schmiedt. O prefeito Antônio Vicente Piva agradeceu a visita do cônsul. “Somos conhecidos por incentivar a cultura dos povos que ergueram a cidade e estimularam o resgate histórico do Município. Não-Me-Toque aderiu ao Ano Alemanha + Brasil 2013-2014, como forma de reconhecimento a um dos povos que muito contribuiu para o seu crescimento, juntamente com italianos, portugueses, negros e holandeses. A adesão também é uma forma de estabelecer uma parceria estratégica teuto-brasileira para expandir a cooperação entre os dois países. Ficamos honrados em receber uma autoridade tão importante em nossa cidade destacando o que temos de melhor”, disse Piva.

(Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Não-Me-Toque)

Postado em 08 março 2013 07:50 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop