NÃO-ME-TOQUE – Comitê de Mulheres da Cotrijal participa de encontro da Confraria do Batom

Uma brincadeira entre amigas na capital gaúcha em 2009, com encontros despretensiosos, deu origem à Confraria do Batom. “Um grupo de mulheres que se empenha de corpo e alma em seus projetos profissionais e pessoais, sem abrir mão do lado soft da vida: amores, amizades, família, pequenos e grandes prazeres”, como elas se descrevem.

Com duas carazinhenses (que atualmente residem em Porto Alegre) participando do grupo – Ana Guerra, filha do associado da Cotrijal Félix Guerra, e Bárbara Ahlert Schneider, filha do associado Valdir Ahlert –, a Confraria promoveu um encontro no Sesc em Carazinho, na noite desta quinta-feira (17).

A Cotrijal foi uma das apoiadoras do evento e levou seu Comitê de Mulheres, algumas associadas e colaboradoras para participar da interação e palestra com Iva Cardinal, sobre “Empreendedorismo Feminino: da ideia à realização”. O evento fez parte da programação oficial da Semana Global do Empreendedorismo, comemorada entre 14 a 20 de novembro de 2016.

Iva é a idealizadora da Confraria, empresária, consultora e coach profissional. “Na divisão por gênero, entre os empreendedores iniciais, 51% são mulheres e 49% são homens. E a cada dia as mulheres estão mais poderosas. Um exemplo é que a renda cresceu 83% em 10 anos. Além disso, em 38% dos lares brasileiros elas são as chefes da casa, influenciam 85% dos processos de compra e o percentual de mulheres em cargos de chefia em uma grande empresa é de 5% como CEO ou presidente e 37,3% de gerência”, apontou.

A confrade carazinhense Ana Guerra é empresária e jornalista, destaca a iniciativa e a parceria da Cotrijal em incentivar as suas associadas a participar de encontros que estimulem o empreendedorismo feminino. “Estamos cada vez quebrando mais barreiras e o agronegócio também está abrindo espaço para gestoras mulheres, seja através da sucessão familiar ou por empreendedorismo. Por isso, a Cotrijal está de parabéns por estimular a participação feminina, para que elas acreditem cada vez mais em si, encontrem parceiras para trocar ideia e esclarecer dúvidas. Unidas somos muito mais fortes”.

A associada da Cotrijal, membro do Comitê de Mulheres, representante de Saldanha Marinho, Roseli Barbieri, ficou empolgada com o conhecimento adquirido em mais este evento que a cooperativa oportunizou. “Gosto muito de palestras, de ler e me inteirar sobre o que está acontecendo no mundo. Gostei da temática abordada sobre mulheres empreendedoras, que comandam suas próprias vidas. No nosso caso, fica a lição para cada vez mais nos envolver nos negócios da propriedade, auxiliando nas decisões da lavoura. Agradeço a Cotrijal pela ótima oportunidade”.

Vai lá e faz
Claudete Bergmeir Beffart, de Victor Graeff, também compareceu e se surpreendeu com o evento. Produtora associada da Cotrijal e participante do Comitê de Mulheres, ela se mostrou entusiasmada com o lema da Confraria do Batom e da palestrante Iva Cardinal: vai lá e faz. “Esta foi uma lição que vou levar para a vida, deixar a insegurança e o medo de lado, ter coragem e atitude. Ir lá e fazer”.

A conselheira representante de líderes da região sede, Roveni Doneda, que integrou a equipe da Cotrijal no encontro, lembrou de outra mensagem deixada pela palestrante: “Invista sempre no seu ponto forte. Eventos como este, voltados à mulher, nos deixam mais à vontade, fortalecem as amizades do nosso grupo e permitem que tenhamos novos contatos”.

(Assessoria de Imprensa Cotrijal)

Compartilhe: