NÃO-ME-TOQUE – Com a segurança da Cotrijal para seguir em frente

Postado em 08 abril 2020 06:14 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Já faziam algumas safras que o produtor de soja não franzia a testa e olhava para o céu à procura de uma nuvem de chuva. Na memória, os anos de 2005 e 2012, quando pouco foi possível tirar das plantas. Porém, sobraram ensinamentos e uma velha e duradoura parceria com a Cotrijal, a mão amiga de associados e produtores da região.

Com a confirmação de uma safra de verão (soja e milho) prejudicada pela falta de chuva, entram em cena as estratégias de produtores que usam a experiência para superar os momentos de crise.

Um exemplo vem do interior de Carazinho, com o associado Francisco Feiten Schreiner, que trabalha com 900 hectares de soja e 350 de milho. Para ele, tudo está relacionado com o planejamento e a forma como o produtor encara cada safra e seus desafios. “Os anos ruins não devem ser esquecidos, mas sim servir de motivação, para que o trabalho possa ter uma sequência. Seja de cultivos, de áreas ou investimentos”, explica.

“A crise é uma coisa momentânea, a gente tem planejamento e uma história dentro da agricultura. Amanhã isso passa e teremos tempos melhores novamente”, destaca, otimista.

Cooperativista nato, Francisco também reforça o importante papel da cooperativa junto aos produtores, que ele afirma que deve ser levado em consideração em todos os momentos. “A Cotrijal tem uma atuação correta, determinada e dinâmica em função do produtor, o que nos incentiva a estar sempre junto, nas horas boas e também nas não tão boas”.

PLANEJAMENTO QUE GERA RESULTADO:
– Rotação das áreas no verão (soja e milho)
– Escalonamento de épocas de plantio
– Atenção nas movimentações de mercado e oportunidades de negócios
– Otimização de áreas e maquinários no inverno (cultivos de trigo e aveia)

PRODUTOR DÁ A DICA:
“Uma safra é diferente da outra. Neste ano tivemos um clima bem atípico, sumiu a chuva depois do plantio, voltou no início de janeiro, as plantas desenvolveram, mas agora no final faltou chuva novamente. O clima pode variar, mas a segurança que a cooperativa oferece ao seu produtor é permanente”.

Fotos: Ediomar Chagas e Assessoria de Imprensa
Texto: Assessoria de Imprensa da Cotrijal

Postado em 08 abril 2020 06:14 por jeacontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop