NÃO-ME-TOQUE – BRDE garante R$ 55 milhões para nova unidade da Cotrijal

Mais um passo importante para a Cotrijal foi dado na manhã desta quarta-feira (2/07) com a celebração do acordo com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para o financiamento de R$ 55 milhões destinados a construção da Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) da cooperativa. A parceria vai possibilitar que o produtor possa adquirir sementes com alta qualidade e tecnologia e em melhores condições de mercado. A solenidade foi na sede da Cotrijal, em Não-Me-Toque.

A UBS terá capacidade para receber entre 500 e 600 mil sacos por ano. Na nova unidade que está sendo construída em área de 100 hectares no limite de Carazinho, às margens da ERS-142, serão beneficiadas sementes de soja, trigo, cevada e aveia. Apesar de ter sofrido atrasos, devido a problemas climáticos, a obra deverá estar finalizada até fevereiro do ano que vem para receber a safra 2015/2016.

Para o presidente da Cotrijal, Nei Cesar Mânica, uma parceria importante para o produtor, o agronegócio e o desenvolvimento do Estado. “É um grande investimento da Cotrijal dentro de uma unidade de negócio da produção vegetal que vai atender o produtor e com capacidade para a produção de sementes para outras cooperativas e o mercado em geral”, ressaltou. Mânica reforçou ainda que a agricultura familiar tem uma importância muito grande para a Cotrijal. “Não podemos esquecer que a Cotrijal é uma grande empresa de pequenos produtores. Cerca de 85% do quadro de associados são de pequenos produtores”, disse.

Na ocasião, o diretor de Acompanhamento e Recuperação de Crédito do BRDE, José Hermeto Hoffmann, salientou que este tipo de investimento é prioridade do BRDE. “Faz parte da prioridade do nosso governo financiar cooperativas. E este é um empreendimento que além de facilitar a vida do cooperativado, com preço mais acessível, fortalece as cooperativas neste setor. Hoje são poucas empresas que tem a capacidade de multiplicar suas sementes”, ressaltou.

“É um momento importante para o associado que é a razão de ser da nossa cooperativa e um novo marco na história da Cotrijal É uma unidade moderna que vai produzir sementes de excelente qualidade e trazer um aumento de produtividade do nosso quadro social, agregando renda”, enfatizou o vice-presidente Enio Schroeder.

Negociações – As tratativas para o financiamento começaram durante a última edição da Expointer onde foi feita a aprovação do limite de crédito. Em março deste ano, durante a Expodireto Cotrijal, o presidente da cooperativa entregou ao BRDE o protocolo do projeto de financiamento. A relação do BRDE com a Cotrijal é de longa data, desde 1987.

(Assessoria de Comunicação da Cotrijal)

Compartilhe: