NÃO-ME-TOQUE – Bombeiros voluntários buscam qualificação

Postado em 29 agosto 2019 06:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Comandantes de guarnições do Corpo de Bombeiros Militar da região estiveram visitando o grupo não-me-toquense para conhecer a estrutura. Iniciativa é considerada positiva em prol da intenção de firmar parcerias com o Governo do Estado

O Grupo de Bombeiros Voluntários de Não-Me-Toque (GBV) está em busca de uma maior profissionalização das pessoas que atuam na unidade. Para isso, nos últimos dias o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Carazinho, Tenente Adair Miranda, e o Capitão do CBM de Passo Fundo, Airton Ickert, estiveram visitando o GBV não-me-toquense.

Além da unidade dos bombeiros voluntários, os bombeiros militares também estiveram visitando a Prefeitura de Não-Me-Toque. Conforme o Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa, a visita foi comemorada pela Administração, já que ela foi vista como um passo a mais em prol de um pleito dos bombeiros voluntários do município.

“Eles vieram para Não-Me-Toque com o objetivo de conhecer a estrutura e o trabalho feito pelo Grupo de Bombeiros Voluntários da cidade. Nós mostramos aos comandantes a estrutura e classificamos a visita como muito importante, porque estivemos junto com o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, em Porto Alegre, recentemente solicitando cursos de qualificação para essas pessoas que atendem o município de Não-Me-Toque”, detalha o prefeito.

Busca por novos equipamentos e veículo leve
Outra demanda do GBV de Não-Me-Toque é a busca por um veículo para auxiliar nos atendimentos realizados pelos voluntários e por equipamentos que contribuam nas atividades prestadas pelo grupo, que abrangem desde combates iniciais de incêndios, socorros e atendimentos de emergências.

“Necessitamos de um veículo leve para deslocamento rápido e equipamentos para primeiros procedimentos nos sinistros. Estamos necessitando de equipamentos de proteção respiratória autônoma para adentrar em áreas de risco e atendimento a emergências químicas, além de equipamentos para entrada forçada e desencarceramento quando necessário”, elenca o presidente do GBV de Não-Me-Toque, Nilton Anderson Scalco.

O Grupo de Bombeiros Voluntários não-me-toquense existe desde 2013. Ele surgiu após a destinação de um recurso de sobras da Câmara de Vereadores da cidade para a aquisição de um caminhão especial de combate às chamas e para a montagem em si do GBV.

Atualmente a unidade possui um caminhão de combate a incêndio com capacidade de oito mil litros de água e equipado para atendimento de ocorrências de incêndio, com bomba com alcance de até 50 metros, além de outros equipamentos. De acordo com Scalco, há 20 bombeiros voluntários que atuam no regime de revezamento de plantões.

Parceria para qualificação
De acordo com Pedro Paulo Falcão da Rosa, para possibilitar que os voluntários não-me-toquenses tenham acesso a treinamentos e atividades de qualificação, a intenção é realizar uma parceria com o Governo do Estado.

“Queremos firmar um convênio com o Governo do Estado para conseguirmos alguns equipamentos, veículos, mas, principalmente, cursos de orientação e qualificação para esse grupo de pessoas que já atuam no GBV. Conforme os bombeiros militares que estiveram nos visitando, os cursos precisam ser realizados com uma periodicidade semestral, para que a equipe sempre esteja atualizada para poder desempenhar as funções”, frisa o Prefeito não-me-toquense.

O presidente do grupo também reforça a importância dos cursos.

“O treinamento proporcionará um melhor conhecimento e nivelamento dos protocolos atualmente utilizados pelos Bombeiros Militares, fazendo com que trabalhamos com maior eficiência”, conclui Scalco

Diário da Manhã

Postado em 29 agosto 2019 06:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop