NÃO-ME-TOQUE – Audiência trata do Plano Estadual de Resíduos Sólidos

Na quarta-feira (2) o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Ivan Machry e os servidores da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente participaram da audiência pública regional sobre o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS-RS), realizada em Passo Fundo. A audiência teve por objetivo buscar informações sobre a situação dos resíduos sólidos em cada município, a partir do compartilhamento de experiências. Com isso o Estado do Rio Grande do Sul pretende fazer o mapeamento e diagnóstico do Plano.

Na atual fase da elaboração do plano estão sendo realizadas as Audiências Públicas em 10 regiões do Estado, sendo apresentado e discutido o panorama da situação local de resíduos sólidos e as propostas regionais e setoriais a serem consolidadas.

Durante a manhã foi apresentada de forma preliminar, a situação dos resíduos sólidos no RS, com informações que já foram levantadas pela empresa contratada para elaboração do plano. Os municípios de Não-Me-Toque, Carazinho e Marau destacaram-se por possuírem uma área em fase de licenciamento ambiental para o depósito de resíduos oriundos da construção civil. Não-Me-Toque destaca-se também por já ter elaborado seu Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) que são planos básicos para obter recursos na área do saneamento.

A tarde os servidores participam de oficinas nas quais foram discutidos os principais aspectos relacionados aos resíduos sólidos como a coleta seletiva, aterros sanitários, lixões existentes no Estado, separação de lixo, educação ambiental, condições de trabalho dos catadores e a importância da reciclagem. Na oportunidade o Secretário Ivan Machry destacou as ações realizadas pelo município como as campanhas de coleta de resíduos eletroeletrônicos, sofás velhos, pneus e coleta de óleo de cozinha.

“Foi possível perceber que o nosso município está muito avançado, pois há bastante tempo já tem uma política de gerenciamento dos diversos tipos de resíduos sólidos, buscando sempre a melhoria contínua e o aperfeiçoamento, investindo em diversos projetos e também na Educação Ambiental”, destacou Ivan Machry, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

(Jaques Petry – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Não-Me-Toque)

Compartilhe: