NÃO-ME-TOQUE – Após um ano, programa de trainee já colhe bons resultados

O dedicado Leandro Norberto Vogt, 30 anos, de Saldanha Marinho, começou 2016 com o pé direito e com um grande desafio: coordenar equipe de 20 colaboradores na Unidade da Cotrijal de Vista Alegre. O ex-operador de balança da Unidade de Pinheiro Marcado só deu o passo à frente dentro da cooperativa, em menos de um ano, porque acreditou no Programa Trainee Coordenador Operacional, iniciativa que completa um ano nesta sexta-feira, dia 5.

“É desafiador, mas a equipe aqui em Vista Alegre é muito preparada. Aprendo muito com eles”, disse Leandro, na função de coordenador operacional há pouco mais de uma semana. Para fazer um bom trabalho Vogt conta com a experiência de colaboradores como o operador de balança Luiz Carlos Vargas, 53 anos, há 38 anos na Cotrijal. “Ele está no caminho certo. Com certeza vai longe”, elogiou Vargas.

Mas a conquista exigiu alguns sacrifícios. Leandro fez viagens diárias, por cerca de seis meses, de Carazinho (onde morou por último) a Não-Me-Toque, para participar de treinamento prático na área de Armazenagem e Qualidade de Grãos, onde aprimorou conhecimentos sobre os processos do recebimento, armazenagem e padronização de grãos. Vogt também ficou uma semana em Esmeralda e passou por todas as unidades para conhecer a realidade da cooperativa em diferentes regiões. Ele e a esposa residem desde o final de setembro em Vista Alegre. “Tô muito feliz. Me sinto realizado. É um esforço que vale a pena”, garante.

Para o gerente da Unidade de Vista Alegre, Josmar Diefenthaeler, além de valorizar o colaborador, o programa garante segurança ao processo. “A função de coordenador operacional exige pessoas com preparo, experiência e com perfil para gestão. O programa prepara para isso”, reconhece.

Idealizado pelo superintendente de Operações, Laídes Porto Alegre, e coordenado pelo gerente de Armazenagem de Grãos, Tadeu Garibotti, com o suporte do DHO/RH, o Programa Trainee assegura treinamentos teórico e prático no trabalho e conta com a participação de colegas com conhecimento, experiência e disposição para compartilhar informações. O Programa, que tem duração de 12 meses, é realizado em Não-Me-Toque, no Setor de Qualidade de Grãos, e a parte prática dos procedimentos nas demais unidades armazenadoras da Cotrijal. “É uma iniciativa que vem dando certo. Além de preparar os colaboradores para assumir cargos estratégicos, garante uma maior segurança aos serviços e produtos que levam a marca Cotrijal”, reforça.

Nova edição – O mês de fevereiro será dedicado para a seleção dos inscritos no Programa Trainee de 2016. As inscrições encerraram no dia 30 de janeiro. Trinta pessoas, dentre elas colaboradores da Cotrijal e profissionais externos, se candidatam as três vagas oferecidas. Os treinamentos iniciam em março.

(Assessoria de Imprensa da Cotrijal)

Compartilhe: