Nesta terça-feira (05), a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Ivan Cesar Marchry, participaram do 4º Seminário da Agroindústria Familiar, que contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan.
O secretário da SDR palestrou durante o 4º Seminário de Agroindústria Familiar e salientou que mais de 276 mil pessoas deixaram o campo para trabalhar na cidade, nos últimos dez anos. “Temos de superar um problema cultural, segundo o qual o produtor entrega o produto para que os outros ganhem dinheiro. O futuro do pequeno produtor passa pela produção, industrialização e venda”, disse Pavan.
O tema do Seminário foi: “Agroindústria, Juventude e Sucessão Familiar”. Segundo a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer, um dos maiores orgulhos e investimentos do Município é o incentivo às agroindústrias, sendo que o Município conta hoje com 11 agroindústrias familiares, servido de modelo para muitos Munícipios e prova disso, foi a apresentação do CASE de sucesso, apresentado neste Seminário, que foi o caso de sucessão rural da família Bini, que há um século mora na mesma propriedade, no interior de Não-Me-Toque, foi relatado durante o seminário.
O casal Solange e Vanderlei Bini, pais de Jéssica, 12 anos, e Eduarda, 9, e a matriarca da família, Diva Auler, materializaram as oportunidades mencionadas por Ivar Pavan. “O comércio direto com o consumidor, sem atravessador, é o mais rentável para nós”, disse Vanderlei.
Também participaram do 4º Seminário de Agroindústria Familiar, o coordenador da Fetag na região Alto Jacuí, Edair Nicolau; o representante da Fetraf/Sul, Douglas Senssi; e o representante da Via Campesina, Gerondino Pereira da Silva.
(Gabinete da vice-prefeita)