Museu: Peças antigas, mas história viva e atual

LAGOA DOS TRÊS CANTOS – Na 9ª Semana dos Museus, destacando o tema local “Caminhos de Nossa História”, os visitantes, antes de ingressar no ambiente do Museu Municipal de Lagoa dos Três Cantos, tiveram um rápido momento para reavaliar o verdadeiro significado da existência de um museu em uma comunidade que é de registrar a história, a cultura, a economia, os caminhos da tecnologia, a moda, costumes, valores, ferramentas de trabalho, educação… Para isso, os visitantes ingressavam no passado ao vestir roupas e acessórios de moda antiga e assim percorrendo o caminho da história aos dias atuais. Ao final da visita, após retirarem as peças, os mesmos eram convidados a retornar ao mundo e à vida atual após atravessar os caminhos da história registrados através das peças e dos documentos expostos.

Alunos da Escola Municipal e da Escola Estadual, acompanhados por professores, pessoas da comunidade, servidores e funcionários municipais e um grupo e alunos do CRAS, estão visitando o museu na semana desde o dia 16, estendendo-se até 20 de maio, buscando e trazendo informações.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer e o Departamento de Cultura e Turismo ficou surpreso pela excelente participação da comunidade: mais de 250 visitas. “Muitas pessoas, após a visita, trouxeram objetos e fotos que complementam alguns itens expostos. Isso mostra que o povo três-cantense guarda sua história e quer deixar registrada para a posteridade”, observou o diretor de Cultura, Alcides Arnhold.

Assessoria de Imprensa – Paulo Santos – [email protected]

Compartilhe: