Segundo Organização das Nações Unidas (ONU), elas são afetadas de forma desproporcional pela pobreza e insegurança alimentar; inclusão é muito relevante para o grupo, que depende dos recursos naturais e da agricultura. No dia 15 de outubro é comemorado o Dia Internacional da Mulher Rural.
O Dia Internacional da Mulher Rural é celebrado no dia 15 de outubro, uma data criada pelas Nações Unidas em reconhecimento à importância delas para a agricultura. Segundo a ONU, as mulheres da zona rural representam um quarto da população mundial e são afetadas de forma desproporcional pela pobreza e insegurança alimentar.
Inclusão Social
O Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Ifad) acredita que as novas metas para o desenvolvimento sustentável serão muito relevantes para as mulheres de áreas rurais, porque a Agenda 2030 prioriza a inclusão social.
A agência da ONU lembra que a maioria delas depende dos recursos naturais e da agricultura para tirar seu sustento, representando 43% da força de trabalho agrícola. Mas muitas ganham menos do que os homens que também trabalham no campo.
Desafios
Para o secretário-geral da ONU, as mulheres de áreas rurais são parte significativa e vital da humanidade. Ban Ki-moon lembra que elas são lavradoras, horticultoras, empresárias e líderes comunitárias, fornecendo segurança alimentar para suas famílias e comunidades.
Segundo ele, o trabalho delas é crucial para o progresso das regiões rurais e até para a economia nacional, por meio de sua participação nas cadeias agrícolas. Ban destaca que após a adoção da Agenda 2030, o desafio para os próximos 15 anos é “transformar a vida das mulheres rurais”.
Produtividade
O chefe da ONU explica que um dos objetivos é “dobrar a produtividade rural e a renda de produtores de pequena escala, especialmente das mulheres”.
Na sua mensagem sobre o Dia Internacional da Mulher Rural, Ban Ki-moon fala ainda sobre a importância de promover a proteção social, para que elas possam contribuir e se beneficiar do desenvolvimento sustentável.
(Rádio ONU)