Motoristas dos EUA testam tecnologia para evitar acidentes

Nesta semana começou a ser testada nos Estados Unidos uma tecnologia sem fio para reduzir o número de acidentes de trânsito. Conforme informações da agência de notícias AFP, o sistema de chama Safety Pilot e permitirá que veículos automotivos se comuniquem entre si em tempo real, evitando colisões e melhorando o fluxo do tráfego.

O recurso de comunicação wireless está sendo experimentado na cidade de Ann Arbor, através de programa coordenado pelo Instituto de Investigação de Transporte da Universidade de Michigan. “Esta tecnologia de última geração oferece uma promessa real para melhorar a segurança e a eficiência de nossas estradas”, disse o secretário de Transporte local, Ray LaHood, que se uniu à universidade e a líderes comunitários e industriais para testar o Safety Pilot.

Voluntários estão conduzindo carros, caminhões e ônibus equipados com dispositivos de transmissão de dados sem fio. O sistema vai alertando os motoristas aos riscos de acidente que vão surgindo durante determinado percurso, como a iminência de uma batida em um cruzamento onde há visibilidade limitada, por exemplo.

A primeira fase de testes mostrou que 90% dos condutores que experimentaram a tecnologia disseram ter notado benefícios para a segurança no trânsito e que a utilizariam durante seu cotidiano.

Terra

Compartilhe: