Mostra de trabalhos escolares – Articulando saberes e transformando a prática

TAPERA – A Escola Dionísio Lothário Chassot realiza hoje a Mostra de Trabalhos Escolares das séries finais dos ensinos Fundamental e Médio.

Muitos temas foram levantados pelos alunos. Os trabalhos foram escolhidos em conjunto com a turma, após várias idéias e opiniões conforme o interesse dos mesmos. O trabalho da Mostra teve seu início em março, com muita pesquisa e trabalho de alunos e professores.

O objetivo da Mostra é positivo tanto para o aluno quanto para o professor. Ganha o professor, que se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos; ganha o aluno, que aprende mais do que aprenderia na situação de simples receptor de informações. Assim, a informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa e o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar e sintetizar.

O projeto nasce de um questionamento, de uma necessidade de saber, que pode surgir tanto do aluno quanto do professor. A chave do sucesso de um projeto está em sua base: a curiosidade, a necessidade de saber, de compreender a realidade. Fernando Henandez (1998) diz que, “convém destacar a introdução dos projetos de trabalho como uma forma de vincular a teoria com a prática.

Os temas escolhidos foram:
A Evolução do Carro – Esclarecer a população sobre a descoberta, evolução e importância da roda, bem como a evolução dos carros. Orientar sobre o trânsito, faixas de segurança, pardais, lombadas eletrônicas, para a segurança.

Meio Ambiente – Fazer com que as pessoas percebam que fazem parte do ambiente em que vivem e que suas atitudes o modificam. Levá-los a repensar seus atos, tornando-se mais conscientes da relação entre os seres vivos. Provocar mudanças de hábitos, estimulada pela conscientização dos mesmos a respeito da preservação da natureza e do lugar onde vivem.

Violência Social – Informar e alertar as pessoas sobre o alto índice de violência social no Brasil seja a violência praticada nas escolas (Bullying), violência contra a mulher e a violência contra o meio ambiente (maus tratos aos animais), visando uma mudança de postura de cada cidadão, mais participação nas discussões da sociedade, organização ou mudança de políticas públicas e maior envolvimento da escola em relação a essa temática – violência- abordando esse assunto em sala de aula, envolvendo toda a comunidade escolar, buscando a conscientização de que o bem maior é a vida e o respeito às diferenças.

O Universo- Sistema Solar – Conhecer o universo, a formação dos planetas, suas dimensões, distancia entre eles e o sol, conhecer os outros corpos celestes existentes no universo. Pesquisar sobre fenômenos que ocorrem na natureza como a aurora boreal.

Laboratório Maluco – A maneira como a Química e a Física são abordados nas escolas pode ter contribuído para a difusão de concepções distorcidas dessa ciência uma vez que os conceitos são apresentados de forma puramente teórica, como algo que se deve memorizar e que não se aplica a diferentes aspectos da vida cotidiana. A falta de interesse e a visão distorcida não fazem parte do nosso cotidiano reforçam a necessidade da utilização de formas alternativas relacionadas ao ensino de ciências, com o intuito de despertar o interesse, a importância dos conceitos científicos presentes nos currículos escolares e vislumbrar sua aplicação nas diferentes situações do cotidiano.

Pré História: A evolução do Homem – Conhecer a vida do homem pré-histórico; reconhecer e identificar os períodos paleolítico e neolítico, e o marco do domínio do fogo.

Jovens e suas escolhas – Esse trabalho quer mostrar se os jovens realmente se preocupam com a saúde ou estão mais preocupados com a aparência. Porque no dia-a-dia, nos deparamos com atos de vandalismo (destruição do patrimônio público, violência…). Uso de drogas, álcool, inércia… O objetivo do trabalho é mostrar de forma transparente, os recursos que estão sendo investidos na área da educação, do lazer, do trabalho, da atividade física e vandalismo para que assim, consequentemente, os jovens e crianças possam ter recursos e oportunidades de estudos e ter um futuro digno e satisfatório.

Prevenção de doenças a partir das células – Mostrar o malefícios que o tabagismo trás para o organismo humano, mais precisamente os pulmões (câncer).

Londres 2012 em uma breve história das Olimpíadas – Por se tratar de um tema atual a turma, teve o interesse de se apropriar desse assunto para seu trabalho de pesquisa, buscando socializar com o meio escolar informações e dados sobre a mesma, bem como, trazer informações sobre os eventos que aconteceram anteriormente. O objetivo é divulgar a história dos jogos olímpicos e suas conquista; conhecer os diversos jogos disputados nas olimpíadas e chamar a atenção para jogos que serão realizados na cidade de Londres em 2012.

Esportes – Vivemos hoje numa sociedade contemporânea a qual se pauta novos valores sociais, dentre os quais o corpo assumiu um papel de grande destaque, através de sua exploração pela mídia.

Partindo desta constatação a valorização dos esportes está no auge, diante das suas várias manifestações, pois o esporte é um mecanismo de inclusão, por intermédio de jogos esportivos, cooperativos, brincadeiras, dentre outros, e para que possamos ser desenvolvidos os saberes pessoais, cognitivos e sociais das crianças e adolescentes, respeitando suas individualidades e particularidades do desenvolvimento motor.

A relação do esporte na sociedade, bem como a vivência do corpo no esporte, são frutos de muitas discussões, estas as quais motivaram a realização da pesquisa.

Compartilhe: