Momento Biomédico tratou sobre acupuntura

CARAZINHO – Acadêmicos do curso de Biomedicina promoveram o Momento Biomédico no último dia 28. O evento tratou sobre acupuntura, com Rafael Ferreira, enfermeiro, pós-graduado em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa, Acupuntura Clínica e Avançada em Beijing na China.

O acupunturista falou sobre a história mundial da medicina chinesa e a chegada da acupuntura no Brasil. Rafael destacou as teorias da medicina chinesa para diagnóstico e tratamento de doenças. Mostrou a importância da pulsologia chinesa e avaliação da língua, além de demonstrar o funcionamento dos hospitais na china explicando como são tratados os pacientes.

Ferreira contou que escolheu esta profissão devido à área de atuação ser diferenciada e por esta ser uma terapia muito antiga e natural, sem efeitos colaterais e reações adversas, e com baixo custo. Para ele a acupuntura será a terapia do futuro.

Ainda em aula, o palestrante mostrou dados da eficácia comprovada deste tipo de tratamento, como a insônia que, com o tratamento da acupuntura, normaliza o sono em 98% dos casos. Já a asma em 93% dos casos, a dor de cabeça tem alívio imediato em 80%, e a TPM em 92% dos casos.

Ulbra Carazinho

Compartilhe: