Modelo matemático torna eletrificação rural mais eficiente

Postado em 12 janeiro 2013 08:28 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Muitas propriedades rurais no Brasil, em função de programas governamentais sobre eletrificação rural, já são atendidas com energia elétrica. O problema é que esta energia é disponibilizada somente até a entrada da propriedade, podendo deixar o interior da fazenda sem eletricidade. Uma das formas de garantir o suprimento dessa falta de energia nesses locais seria a implantação de sistemas baseados em fontes alternativas.

“A energia solar vem tendo grande aceitação para estes tipos de aplicações”, diz o professor Luís Roberto Almeida Gabriel Filho, do curso de Administração da Universidade Estadual Paulista (Unesp),Câmpus de Tupã, autor de um projeto de pesquisa que sugere um sistema mais barato para eletrificação rural. Segundo ele, podemos utilizar a energia solar para geração de eletricidade utilizando painéis fotovoltaicos para bombeamento de água.

Segundo Gabriel Filho, no Brasil já existem programas de eletrificação rural que usam a energia solar fotovoltaica. O diferencial de sua pesquisa é que ele propõe analisar a potência máxima gerada pelos sistemas fotovoltaicos de forma a adequar as condições de campo as potências geradas pelo sistema fotovoltaico.

O pesquisador criou um modelo matemático que ajusta às condições de campo apresentadas pelo fabricante para corrente e potência de sistemas fotovoltaicos de pequeno porte. “Determinar a potência máxima possibilita a maior conversão energética possível para o produtor rural”, diz.

O uso das placas fotovoltaicas também é proposta pelo pesquisador como forma de obter viabilidade econômica. A energia solar poderá ser usada no meio rural em cercas elétricas, uma vez que as cercas convencionais utilizam uma maior quantidade de materiais (fios e lascas) e também de mão-de-obra. Outro benefício é que elas podem ser usadas para o bombeamento de água em locais distantes da rede de tensão. “A placa evita o custo com cabeamento e postes”, contabiliza.

Uma exposição será realizada no primeiro semestre deste ano, noCâmpus de Tupã, onde será demonstrado o uso da energia solar para acionamento de motor para bombeamento de água com placas fotovoltaicas. “A ideia é apresentar a pesquisa para os produtores rurais da região”, finaliza o pesquisador.

Unesp Agência de Notícias

Postado em 12 janeiro 2013 08:28 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop