Missão inédita da Nasa aterrissa com sucesso na superfície de Marte

Postado em 06 agosto 2012 07:45 por jeacontece
15.292.411/0001-75

A Nasa (agência espacial americana) confirmou o sucesso da missão mais ousada da história da exploração não tripulada em outros planetas. O jipe-robô Curiosity aterrissou com segurança na superfície de Marte, após uma sequência inédita de manobras, na madrugada desta segunda-feira.

A Nasa recebeu o primeiro sinal do Curiosity logo após a entrada na atmosfera do planeta, um processo que foi descrito como “sete minutos de terror”. Um coro de aplausos ecoou no Laboratório de Propulsão a Jato da agência logo após a confirmação de que o equipamento teve êxito na aterrissagem.

— Aterrissagem confirmada — disse o engenheiro Allen Chen, por volta das 2h40min. — Estamos seguros em Marte — completou.

Minutos depois, o Curiosity já enviou as primeiras fotografias, em preto e branco, que mostram a superfície do planeta e também o reflexo das rodas do equipamento.

O veículo, do tamanho de uma caminhonete, cumprirá durante dois anos uma missão que estudará se o planeta vermelho já teve alguma vez elementos necessários para ter tido vida microbiana. A Curiosity chega a Marte após oito meses e uma travessia de 566,5 milhões de quilômetros. A missão custou 2,5 milhões de dólares.

Devido ao seu peso de 907 quilos, a sonda não pode aterrissar da mesma maneira que suas predecessoras. As anteriores dependeram de airbags para amortecer os golpes, e saltaram várias vezes ao tocarem o solo marciano. Agora, a Nasa testou um novo sistema de descida. A sonda teve de reduzir com retrofoguetes sua velocidade de 21 mil km/h depois de ingressar na atmosfera do planeta vermelho até pousar suavemente.

Clicrbs

Postado em 06 agosto 2012 07:45 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop