Ministro da Educação dá posse a Osvaldo Casares Pinto como reitor do IFRS

Postado em 22 fevereiro 2016 07:02 por jeacontece
15.292.411/0001-75

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, deu posse ao novo reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Osvaldo Casares Pinto, na tarde desta quinta-feira, 18 de fevereiro. A cerimônia ocorreu na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília/DF.

Osvaldo foi eleito pelos servidores e estudantes no pleito realizado no dia 8 de outubro de 2015 e substitui a reitora Cláudia Schiedeck Soares de Souza, que esteve à frente da instituição por dois mandatos, desde a sua criação, em dezembro de 2008. O mandato de Osvaldo terá duração de quatro anos.

Em seu discurso, o novo reitor agradeceu à comunidade pelo reconhecimento do seu trabalho. “São 33 anos trabalhando para a Rede Federal. Tomo posse com o intuito de continuar a expansão para possibilitar que um número cada vez maior de pessoas tenha a chance de frequentar um instituto federal”, disse.

Aloizio Mercadante incentivou o fortalecimento dos polos tecnológicos, da inovação e das patentes na Rede Federal. “É importante buscar parcerias com o setor produtivo para desenvolver a economia e a indústria regional. Os institutos federais precisam dessa integração”.

Participaram da cerimônia o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Machado Feres; o secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa; o reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Belchior de Oliveira Rocha, representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), além de dirigentes do IFRS.

Sobre o novo reitor do IFRS
Osvaldo Casares Pinto tem 54 anos e é natural de Rio Grande. Atua no magistério há mais de 33 anos, sempre na Rede Federal e pela mesma instituição: o Colégio Técnico Professor Mário Alquati, hoje Campus Rio Grande do IFRS.

É graduado em matemática e engenharia civil pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Possui especialização na área de engenharia civil pela Furg, mestrado e doutorado na mesma área pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Foi diretor-geral do Campus Rio Grande por dois mandatos e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS por três anos.

O IFRS
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Conta com cerca de 15 mil alunos e 180 opções de cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades em vários municípios do Estado. Oferece também cursos de pós-graduação e dos programas do governo federal.

O IFRS atua com uma estrutura multicampi. Possui os campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. Entre seus objetivos está promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.

Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A Reitoria está localizada em Bento Gonçalves. Saiba mais no endereço eletrônico www.ifrs.edu.br.

(Diretoria de Comunicação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul)

Postado em 22 fevereiro 2016 07:02 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop