Ministério da Saúde desmente fake news sobre Coronavírus

Postado em 29 fevereiro 2020 10:42 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Ministério da Saúde desmentiu diversas fake news que começaram circular na internet sobre o coronavírus. Informações falsas tem causado pânico na população e atrapalham os trabalhos de investigação das autoridades competentes.

Além disso, muitas destas mensagens começam ser compartilhadas através de mensagens no WhatsApp.

Confira as principais notícias falsas que estão circulando nas redes sociais:
Fibrose nos pulmões ao respirar e coronavírus
As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus (COVID-19) ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo.

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas.

Coronavírus veio do inseticida
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) as investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus (COVID-19) ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo.

Paciente com coronavírus curada em 48h com medicamentos de AIDS
Até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo coronavírus (COVID-19).

Coronavírus pode ser curado com tigela de água de alho recém-fervida
Até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo coronavírus (COVID-19).

Coronavírus vem do morcego
A mensagem possui todas as características de Fake News: tom alarmista, informações vagas e erros ortográficos. Além disso, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) não existe nenhuma comprovação científica de que o coronavírus (COVID-19) veio dos animais. As investigações sobre as formas de transmissão ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo.

Chá de erva doce e coronavírus
Até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo coronavírus.

Saúde sem fake news
Qualquer pessoa pode enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede.

O número do WhatsApp é o (61) 99289-4640.

Postado em 29 fevereiro 2020 10:42 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop