ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mercosul suspende Paraguai e incorpora Venezuela

Postado em 02 julho 2012 07:23 por jeacontece
15.292.411/0001-75

O Mercosul decidiu no dia 29de junho de 2012 suspender o Paraguai do bloco até que sejam realizadas novas eleições no país. Por outro lado, incorporou a Venezuela como membro pleno. A informação foi dada pela presidente da Argentina, Cristina Fernandez, anfitriã do encontro de cúpula realizado em Mendoza.

Os chefes de Estado e de governo do bloco convocaram uma reunião extraordinária para a admissão da Venezuela em 31 de julho, no Rio de Janeiro (RJ).

Ao mesmo tempo, foi decidida a suspensão do Paraguai do “direito de participar nos órgãos do Mercosul e suas deliberações”, até a “restauração da ordem democrática” naquele país. “De modo algum serão aplicadas sanções econômicas [ao Paraguai], pois nosso objetivo é a melhor qualidade dos povos do Mercosul”, garantiu a presidente da Argentina.

No encerramento da cúpula, Cristina Fernandez anunciou também a criação de uma comissão para supervisionar o processo eleitoral no Paraguai. Esta comissão terá membros de cada um dos países da Unasul, adiantou. O novo presidente do Paraguai, Federico Franco, assegurou que as eleições serão realizadas em abril de 2013.

A presidente argentina antecipou que “o Mercosul e a Unasul irão aceitar a vontade do povo Paraguaio nas eleições, seja qual for o resultado”.

A Venezuela, quinto maior exportador de petróleo bruto e membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), é governada pelo presidente socialista Hugo Chávez. O ingresso da Venezuela como membro pleno do Mercosul foi decidido em nível político em 2006. Sua entrada no bloco, formado por Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, não se concretizou porque não foi ratificada pelo Congresso Paraguaio.

Deutsche Welle

Postado em 02 julho 2012 07:23 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop