Médico explica: não há evidências que o Coronavírus contamine pelo ar, mas máscara ajuda e diminuir riscos

Postado em 29 abril 2020 09:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Um estudo de uma equipe de cientistas chineses foi publicado nesta semana a nível mundial apontando que o Coronavírus foi localizado no ar em locais onde há intenso fluxo de pessoas contaminadas. Um exemplo de local é os hospitais onde tratam pacientes com o vírus.

A pesquisa na China mostrou que, o indício de vírus no ar das enfermarias, locais ventilados e constantemente desinfetados, foi baixa. Porém, os banheiros, sem ventilação, continham concentrações elevadas no ar. Até agora, é certeza que o vírus pode ser transmitido pelo contato direto com pessoas infectadas, superfícies contaminadas ou inalação de gotículas respiratórias de indivíduos com a doença. O risco de contaminação aérea, porém, ainda é incerto.

Falando sobre o assunto na Uirapuru, o médico Dr. Júlio Stobbe, explicou que, para qualquer doença com vírus, a contaminação se dá por carga viral alta. Um único vírus em contato com a pessoa é rapidamente eliminado pelo corpo. Porém, quando muitos atacam ao mesmo tempo o sistema de defesa não consegue deter.

Sobre uma contaminação pelo vírus no ar o médico reforçou não haver evidências concretas e salientou que o uso da máscara, até neste caso, diminui o risco do vírus ser pulverizado. Contudo, altas cargas virais são encontradas principalmente em secreções da fala e em superfícies.

Rádio Uirapuru

Postado em 29 abril 2020 09:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop