Médico afirma: problema não é comércio aberto, mas pessoas circulando sem necessidade

Postado em 04 maio 2020 10:13 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O novo decreto do Estado que obriga o fechamento de todo o comércio em Passo Fundo e nas cidades da região já está em vigor. A medida foi tomada após ampla discussão técnica e diante da escalada nos casos confirmados em Passo Fundo.

Em entrevista na Uirapuru, o médico Dr. Júlio Stobbe, explicou que o Governo Federal não tem um plano concreto contra o Coronavírus, mas o Rio Grande do Sul tem. Este plano, agora colocado em prática, levou em conta na nossa região a população idosa, a capacidade de leitos e também o crescimento de casos em uma única semana. Para o médico, o plano é correto em delimitar ações ao menos diferentes onde há mais casos. Esta decisão é complexa e não há solução simples. Se houver uma solução simples ela é errada, disse o médico.

Stobbe disse que, se não tivesse havido um ato de coragem e impor a paralisação das atividades no Estado, neste momento poderíamos ter, em algumas regiões, situação semelhante a São Paulo, que entrou em colapso. O médico afirmou ainda que o problema não etá no comércio aberto. Lembrou que as medidas estão sendo tomadas pelos comerciantes como uso de máscara e distanciamento. Porém, o problema está nas pessoas circulando sem necessidade.

Multidões pegando ônibus para vir ao Centro fazer coisas que poderiam ser deixadas de lado são o fator que propaga o vírus. Por isso, parar o comércio desestimula este comportamento e vai diminuir o crescimento de casos. Ao diminuir este crescimento pode-se fazer nova avaliação e, quem sabe, reabrir as atividades, declarou Stobbe.

Rádio Uirapuru

Postado em 04 maio 2020 10:13 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop