McLaren elege Ayrton Senna como melhor piloto da história da equipe

A McLaren anunciou nesta terça-feira um ranking com os melhores pilotos da história da equipe, no qual um brasileiro recebeu o maior destaque. Tricampeão mundial de Fórmula 1 pela escuderia britânica, Ayrton Senna, que defendeu o time entre 1988 e 1993, recebeu a honraria de principal nome da classificação, superando outros mitos como o finlandês Mika Hakkinen e o francês Alain Prost.

A consagração definitiva de Ayrton Senna na categoria máxima do automobilismo ocorreu justamente sob a escuderia inglesa. Depois de passar pela Toleman, em 1984, e Lotus, em 1985 e 1987, o piloto brasileiro alcançou o auge da carreira na McLaren. Logo no ano de estreia, em 1988, Senna conquistou o título do Mundial de Pilotos, que seria repetido em 1990 e 1991.

Na McLaren, além das vitórias, o brasileiro protagonizou uma das maiores rivalidades da história da Fórmula 1, especialmente entre pilotos da mesma escuderia. Senna, dentro do mesmo paddock, enfrentava a grande concorrência de Alain Prost, tetracampeão mundial (1985, 1986, 1989 e 1993), sendo o segundo e o terceiro pela equipe britânica.

Senna, que divide a primeira colocação com o fundador da equipe, Bruce McLaren, é descrito, fora das pistas, como um ser que ¿ama a família e trata com carinho as crianças¿. Talentoso dentro do cockpit, o tricampeão mundial da categoria é lembrado como um competidor de personalidade “geniosa e relaxada ao mesmo tempo.”

Outros dois brasileiros aparecem no ranking divulgado pela McLaren nesta terça-feira. Campeão pela escuderia na temporada 1974, Emerson Fittipaldi apareceu como quinto classificado na lista. Já Nelson Piquet, de acordo com a equipe, é o 40º competidor da história.

Por outro lado, Lewis Hamilton e Jenson Button, atuais representantes da escuderia no Mundial de Fórmula 1, não aparecem na lista. Hamilton poderá cobrar um lugar no ranking já na próxima temporada, em virtude da transferência para a Mercedes, que encerra sua passagem vitoriosa pela escuderia britânica (ganhou a temporada em 2008).

Terra

Compartilhe: