Material que explodiu em Beirute é encontrado em fertilizantes e não pode ser aquecido, explica professor de Engenharia Química

Postado em 06 agosto 2020 10:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Uma explosão gigantesca deixou mais de 100 pessoas mortas na última terça-feira (04) em Beirute, deixando várias quadras destruídas, levando o governo do Líbano a declarar uma situação de emergência. O que sabe-se até o momento é que o material que explodiu é o nitrato de amônio. No entanto, o nome não é algo usual do cotidiano das pessoas e muitos se perguntam para que serve.

Falando sobre o assunto na Uirapuru, o professor Me. Edesnei Barbosa Brião, do curso de Engenharia Química da UPF, explicou que o nitrato de amônio é usado principalmente no ramo dos fertilizantes. Explicou que trata-se de um material seguro se não for exposto a temperaturas maiores a 250°C.

Na avaliação do professor, foi o nitrato de amônio que explodiu e causou a destruição em Beirute, porém, após ser aquecido por um incêndio ocorrido bem antes. Ele disse ainda que no Brasil há normas regidas pelo Exército sobre a armazenagem do produto, mas ele é encontrado de forma segura em fertilizantes também aqui na região.

Questionado sobre como evitar este tipo de acidente, o professor alertou que há regras de segurança que foram criadas por este motivo. Muitas pessoas podem pensar que é desnecessário, mas as reações químicas podem ser perigosas e por isso é preciso ler todas as instruções de armazenagem de qualquer produto.

O nitrato de amônio, por exemplo, não pode ser guardado próximo de nenhum produto inflamável.

Créditos: Mohamed Azakir/Reuters
Rádio Uirapuru

Postado em 06 agosto 2020 10:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop