Mais de 230 pacientes do Amazonas são transferidos para outros estados

Postado em 15 janeiro 2021 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

No total, 235 pessoas serão transferidas para unidades de Goiás, Piauí, Maranhão, Brasília, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Os 235 pacientes de Manaus, no Amazonas, que deverão ser transferidos para hospitais de outros estados começaram a ser levados em voos da Força Aérea Brasileira (FAB) na manhã desta sexta-feira (15). O Ministério da Defesa informou que há voos programados ainda hoje para Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba. Hospitais de Goiás e Brasília também deverão receber os pacientes.

As transferências ocorrem em meio ao colapso do sistema de saúde amazonense, após recorde das internações por Covid-19 no Estado. Sobrecarregados, os hospitais ficaram sem oxigênios para pacientes. O G1 registrou nesta quinta-feira (14) cenas de médicos transportando cilindros nos próprios carros para levar ao hospital e familiares tentando comprar o insumo. Cemitérios estão lotados e instalaram câmaras frigoríficas.

No início da manhã desta sexta, nove pacientes embarcaram no primeiro voo da FAB, que partiu da Base Aérea de Manaus para Teresina, como informou o Comandante da Ala 8 da Base Aérea de Manaus, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão. Inicialmente, 13 passageiros seriam transferidos, mas quatro estavam instáveis e não puderam viajar.

A FAB e o governo do estado não detalharam quantos serão os voos para transferir os pacientes e nem quantos dias esta operação deverá durar.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que serão disponibilizados 149 leitos em 7 estados e no Distrito Federal. O transporte dos pacientes, segundo a pasta, será feito por duas aeronaves da FAB.

*G1

Postado em 15 janeiro 2021 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop