Lixo eletrônico recolhido foi para reciclagem

IBIRUBÁ – A campanha de recolhimento de lixo eletrônico promovida pelo Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento e a Campainha Ibirubense de Automobilismo (CIA), durante o Dia da Solidariedade conseguiu recolher 1.500 quilos de lixo eletrônico. Foram vários tipos de materiais recolhido, entre monitores incandescentes de computador, gabinetes, impressoras, equipamentos eletrônicos de todos os tipos que foram descartados pela população e encaminhados para a reciclagem. Segundo o coordenador do Departamento de Meio Ambiente, Pablo Nunes da Silva, o resultado foi satisfatório. No caso dos monitores, as pessoas tiveram que pagar R$ 6,00 por peça, mas não houve reclamação, pois elas estavam precisando se livrar do lixo, além de pesar a consciência ambiental dos ibirubense. Segundo o coordenador, o material foi encaminhado para a empresa Reversa, especializada em reciclagem deste tipo de material.

Segundo a empresa, o material passa por desmontagem e seus componentes destinados adequadamente, sendo que os passíveis de reutilização serão restaurados e utilizados em projetos sociais. As sucatas recicláveis serão comercializadas com empresas do ramo e os que necessitarem de processo de descontaminação serão enviados para empresas competentes para tal.

Após esse processo a Reversa irá monitorar e certificar a destinação correta dos resíduos tecnológicos de acordo com as normas previstas na legislação, visando à preservação ambiental, evitando o descarte inadequado, minimizando os impactos causados pela geração e acúmulo desses resíduos.

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Ibirubá)

Compartilhe: