Livro debate a Gestão Pública

CARAZINHO – O professor da Ulbra Carazinho, Especialista em Gestão e Controle da Administração Pública e Mestre em Contabilidade e Controladoria, Cézar Volnei Mauss, lançou o livro “Análise de Demonstrações Contábeis Governamentais: Instrumento de Suporte e Gestão Pública”.

O livro possui uma aplicabilidade como livro-texto em sala de aula, para as disciplinas de Contabilidade Governamental, Orçamento Público, Gestão Financeira, Auditoria Governamental e Planejamento e Controladoria Pública. Leitura básica para os cursos de graduação e pós-graduação em Administração e Contabilidade. Recomendado também para agentes públicos da administração, auditores dos tribunais de contas e profissionais que atuam na gestão pública para quem o aprendizado sobre os lançamentos contábeis básicos, a estruturação e análise das demonstrações contábeis públicas seja necessário.

O texto aborda a contabilidade aplicada ao setor público que passa por profundas mudanças que estão exigindo um grande esforço dos profissionais com ela envolvidos para que seus relatórios e demonstrações contenham informações úteis para a gestão patrimonial e a tomada de decisão por parte dos gestores públicos, o que é o objetivo principal das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP) e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Com as alterações estruturais propostas na contabilidade, é possível realizar uma série de análises técnicas e gerenciais que possibilitam um diagnóstico bastante amplo e preciso da situação econômica e financeira das entidades públicas, abrangendo aspectos quanto a liquidez, estrutura de endividamento e resultados obtidos pelos gestores.

Com este objetivo, o livro apresenta uma revisão geral das técnicas de contabilização, elaboração das demonstrações contábeis utilizando as mesmas técnicas, indicadores e fórmulas da iniciativa privada, como foi realizado na prática nas demonstrações do município de Porto Alegre/RS.

Por fim, com um enfoque bem gerencial, é apresentado um capítulo que trata de tópicos especiais, onde são introduzidas ao setor público estratégias de análise como: alavancagem financeira e operacional, viabilidade econômica e financeira, a relação da contabilidade com o inventário, a diferenciação básica entre liquidez e fluxo de caixa econômico e financeiro etc.

Portanto, esta obra traz para o setor público diversos conceitos e técnicas de análise que somente vinham sendo aplicadas na gestão da iniciativa privada, mas que na prática podem e devem ser utilizadas também pelo setor público, como é apresentado no case de Porto Alegre.

(Assessoria de Imprensa – Ulbra Carazinho)

Compartilhe: