Legislativo taperense realizou a sua primeira sessão ordinária de 2024 à noite passada

Postado em 06 fevereiro 2024 09:11 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Ontem à noite, a Câmara de Vereadores de Tapera realizou a sua primeira sessão ordinária do corrente ano, o último da atual legislatura, sob a presidência de Joel Alves dos Santos, o “Colares” (PTB).

Antes de iniciar a sessão, o vice-prefeito Osvaldo Henrich Filho, o “Prego”, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Elias Goulart, falou sobre a questão dos entulhos espalhados pela cidade toda, preocupando população e governo municipal. Osvaldo falou sobre as regras que serão criadas com o envio de projeto de lei para análise dos vereadores a respeito do assunto.

No espaço do Pequeno Expediente, nenhum vereador fez uso da tribuna:

Na Ordem do Dia, foram votados 11 projetos de lei de origem do Executivo Municipal, sendo todos aprovados por unanimidade:

– PL 001 – Autoriza a contratação de pessoal para atender na Secretaria Municipal de Saúde.

– PL 002 – Autoriza a contratação de pessoal para atender na Secretaria Municipal de Saúde.

– PL 003 – Autoriza a contratação de pessoal para atender na Secretaria Municipal de Saúde.

– PL 004 – Autoriza o Executivo Municipal a abrir créditos suplementares, utiliza como recurso superávit financeiro do exercício anterior e dá outras providências.

– PL 005 – Autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito especial, utiliza como recurso superávit financeiro do exercício anterior e dá outras providências.

– PL 006 – Autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito suplementar, utiliza como recurso a anulação de dotação e dá outras providências.

– PL 007 – Autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito suplementar destinado a regulamentar a dotação referente a operação de crédito para a área de infraestrutura viária, área de internet e na área de esporte, utilizando o recurso a receber do Banco do Brasil através de operação de crédito.

– PL 008 – Autoriza a contratação de pessoal para atender na Secretaria Municipal de Saúde.

– PL 009 – Autoriza o município a firmar Termo de Parceria com a Organização da Sociedade Civil “Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Prestação de Serviços de Tapera” (ACIT), objetivando auxilio de recursos para a realização da 23ª edição da Toca do Coelho 2024.

PL 010 – Autoriza a contratação de pessoal para atender na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer.

– PL 011 – Autoriza o Executivo Municipal a receber doação de imóvel de Dioni Schmidt.

No espaço das Explicações Pessoais, seis vereadores foram à tribuna:

ALCIDES MALDANER (PDT) – Falou da situação das estradas do interior. Cumprimentou o vice Osvaldo por vir à Câmara para falar sobre os entulhos e cobrou a vinda do prefeito na Casa, como rege o Regimento Interno da Câmara. Por fim, questionou a instalação de câmeras pela cidade para flagrar o depósito de entulhos e o não ingresso do município no Programa Propriedade Segura do Governo do Estado.

SOLANGE GOETTEMS (Progressistas) – Falou de sua alegria por retornar à Câmara e trabalhar por Tapera. Disse que aceitou o desfaio de fazer mais pelo povo. Falou dos avanços que o município teve nos últimos anos em vários setores e que acredita no trabalho do vereador.

ALTEMIR KRAPPER (MDB) – Falou novamente do seu trabalho na Câmara, especialmente para seus eleitores. Disse que faz cobranças seguidas ao Executivo Municipal em busca de melhorias. Pediu à mesa que seja enviado oficio à Secretaria de Logística e Transportes do Estado para que faça uma limpeza nas ERSs 223, 332 e 142, tendo em vista os eventos que acontecerão em breve na região. Por fim, disse que pediu sobre o recuo na ERS 223, na entrada para as linhas São Pedro e São Rafael, e que espera que esteja concluído até março.

MÁRCIO PAULUS (Progressistas) – Desejou um bom ano legislativo ao novo presidente e a seus colegas. Disse que reduzir o recesso parlamentar para 30 dias é um avanço além de um legado que será deixado para Tapera.

VANIZE RUTZEN (MDB) – Desejou sucesso a todos neste ano que se inicia. Parabenizou o vice Osvaldo e o secretário Elias por virem à Casa. Agradeceu ao Elias pela ajuda constante recebida. Pediu que seja enviado ofício à servidora e técnica de enfermagem Paula Pastório, que se aposentou na Secretaria da Saúde. Também para a APAE e a Comunidade Católica pelo sucesso do 1º Festival do Chope, realizado no sábado, no Tenarião.

AURÉLIO VICARI (PTB) – Falou sobre a manifestação do vice-prefeito Osvaldo sobre os entulhos, mas que o recolhimento do lixo normal (orgânico) continua ruim. Questionou o secretário Elias sobre a regularização de quatro terrenos no Distrito Industrial e o Executivo Municipal pela cobrança da taxa da água em algumas residências na cidade. Pediu a ele que saiba utilizar bem os R$ 2 milhões que sobraram do ano anterior. Por fim, desejou um bom ano legislativo a todos.

 

A próxima sessão ordinária, a segunda, será realizada no próximo dia 19, tendo em vista que no dia 12 será véspera de feriado de Carnaval.

 

Nesta sessão deverão ser eleitos os membros das comissões permanentes da casa.

Postado em 06 fevereiro 2024 09:11 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
Tags:
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop