Legislativo taperense realizou à noite passada a sua 8ª sessão ordinária do ano

Postado em 02 abril 2024 09:11 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Ontem à noite, a Câmara de Vereadores de Tapera realizou a sua 8ª sessão ordinária sob a presidência de Joel Alves dos Santos, o “Colares” (União Brasil).

O suplente de vereador Jacson Ivan Lauxen (PDT) assumiu a cadeira do titular Alcides Maldaner, licenciado.

PEQUENO EXPEDIENTE – Apenas Jacson Lauxen fez uso da tribuna. Ele falou sobre seus 11 pedidos de informações ao Executivo Municipal, solicitando esclarecimentos sobre o tomógrafo do Hospital Roque Gonzalez, verba para a Toca do Coelho, georreferenciamento, contêineres, coleta de lixo, iluminação pública, campo do Guarany, câmeras de monitoramento, entre outros.

ORDEM DO DIA – Apenas um projeto de lei de origem do Executivo Municipal deu entrada na sessão, sendo aprovado por unanimidade:
– PL 027/2024 – Autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito especial destinada a reforma do Centro de Convivência do Idoso, com recurso recebido do Fundo Municipal do Idoso.

EXPLICAÇÕES PESSOAIS – Cinco vereadores ocuparam a tribuna:

SOLANGE GOETTEMS (Progressistas) – Falou sobre a proteção dos animais em Tapera e da dificuldade que algumas pessoas tem em mantê-los. Informou que a ONG parou as suas atividades e que o Conselho Municipal de Política Animal deve tomar o seu lugar. Disse que em Tapera existe lei de proteção aos animais, a 3311/2018, que precisa ser atualizada, e após amplamente divulgada para que as pessoas saibam. Por fim, pediu ofício à Prefeitura e à ACIT pela realização da Toca do Coelho.

MÁRCIO PAULUS (Progressistas) – Parabenizou a ACIT e a Prefeitura pela realização da Toca do Coelho e pediu mais recursos para ela. Pediu ainda que mais pessoas se unam à ACIT para ajudá-la na montagem e condução do evento. Por fim, voltou a cobrar o Executivo Municipal sobre a poluição aérea de fios de telefonia e internet pela cidade.

VANIZE RUTZEN (MDB) – Parabenizou a ACIT e a Prefeitura pela Toca e do grande número de visitantes que ela teve. Parabenizou ainda a Secretaria Municipal de Educação pelo teatro apresentado no Centro de Eventos que reuniu 145 pessoas no palco. Ela parabenizou também a APAE por ter ficado em 2º lugar na categoria Teatro no Festival Estadual Nossa Arte, realizado de 25 a 27 de março, em Porto Alegre. Segundo ela, participaram do evento 53 APAEs gaúchas. Finalizou pedindo que as empresas direcionem parte do seu IR ao projeto “Além da Arte”, da APAE de Tapera.

AURÉLIO VICARI (PTB) – Parabenizou o colega Jacson Lauxen pelos seus pedidos de informações e falou sobre o financiamento aprovado pela Câmara ao Executivo, mas que não acontece nada no município no tocante a obras e realizações. Por fim, disse que em Tapera não se cumpre a lei.

JACSON LAUXEN (PDT) – Pediu à mesa que convide alunos e professores da APAE para vir à Câmara receber uma homenagem pela conquista no Festival Estadual Nossa Arte, tendo ficado em 2º lugar na categoria Teatro. Pediu um ofício à Stara pelo patrocínio na Toca do Coelho e também à ACIT pelo belo trabalho realizado. Disse que as leis precisam ser cumpridas em Tapera. Finalizou pedindo a demissão dos advogados da Prefeitura, Henrique Oppelt e Samuel Pinto, por que sua atuação não condiz com o que se espera pela situação atual do município.

 

A próxima sessão ordinária, a 9ª, será realizada no próximo dia 08.

Postado em 02 abril 2024 09:11 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
Tags:
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop