Legislativo taperense realizou à noite passada a sua 6ª sessão ordinária do ano

Postado em 19 março 2024 09:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Ontem à noite, a Câmara de Vereadores de Tapera realizou a sua 6ª sessão ordinária sob a presidência de Joel Alves dos Santos, o “Colares” (União Brasil).

A sessão contou com a participação da suplente Maria Inês Ritter (PDT) na vaga do titular Alcides Maldaner, do mesmo partido, licenciado.

No espaço do Pequeno Expediente, apenas a vereadora Vanize Rutzen (MDB) fez uso da tribuna, e ela falou sobre a sua proposição, a 007, que deu entrada na Casa, tratando sobre a grande proliferação de ratos na Avenida XV de Novembro. Segundo ela, a comunidade está preocupada com a infestação e que inclusive uma moradora lhe contou que já matou 21 ratos. Vanize pediu providência às autoridades da saúde do município neste sentido.

Na Ordem do Dia, deram entrada dois projetos de lei de origem do Executivo Municipal, cinco Projetos de Lei do Legislativo, um Pedido de Informações e quatro Proposições, sendo todos foram aprovados por unanimidade:
– PL 024 – Concede revisão geral anual aos servidores municipais ativos, inativos e pensionistas.
– PL 025 – Altera a redação do artigo 3º da Lei Municipal 3.409, de 19 de março de 2019, que dispõe sobre a concessão de vale-alimentação aos servidores públicos municipais de Tapera.
– PL 001, da mesa diretora da Câmara Municipal – Concede revisão de subsídios ao prefeito e vice-prefeito do município de Tapera.
– PL 002, da mesa diretora da Câmara Municipal – Concede revisão de subsídios aos secretários municipais de Tapera.
– PL 003, da mesa diretora da Câmara Municipal – Concede revisão de subsídios aos vereadores da Câmara Municipal de Tapera.
– PL 004, da mesa diretora da Câmara Municipal – Concede revisão salarial aos servidores da Câmara Municipal de Vereadores de Tapera.
– PL 005, da mesa diretora da Câmara Municipal – Altera o artigo 2º da Lei Municipal 3.496/2020, de 17 de março de 2020, que dispõe sobre a concessão do vale alimentação aos servidores da Câmara Municipal de Vereadores de Tapera.
– Pedido de Informações 001, do vereador Aurélio Antônio Vicari: 1 – Qual a empresa ou profissional responsável pelas atividades de hidroginástica desenvolvidas na piscina do Parque Aquático Taperense? 2 – Qual o valor pago mensalmente pelo município para esta empresa ou profissional?
– Proposição 003 – Requer que o Executivo Municipal mantenha contato com o Estado no sentido de que a área antigamente doada para a Brigada Militar e que atualmente comporta a sede do CTG Guido Mombelli, seja revertida ao município para posterior doação a mencionada entidade tradicionalista.
– Proposição 004 – Requer que o Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, estude a possibilidade de instalar câmeras de segurança nas proximidades da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Cerutti, no bairro Elisa.
– Proposição 005 do vereador Aurélio Antônio Vicari – Requer que o Executivo Municipal estude a possibilidade de criar a Secretaria Municipal da Mulher.
– Proposição 006 do vereador Joel Alves dos Santos – Requer que o Executivo Municipal estude a possibilidade de efetuar as seguintes melhorias na rua principal que sai da ERS 223 e atravessa a localidade de Linha Teotônia: reforma ou construção de uma nova ponte, colocação de tubos nas laterais, onde necessários e reforma geral do calçamento.

No espaço das Explicações Pessoais, quatro vereadores foram à tribuna:

AURÉLIO VICARI (PDT) – Falou sobre a sua proposição, a 005, que trata da criação da Secretaria Municipal da Mulher. Disse que o município precisa se adequar aos R$ 480 milhões que o governo federal tem à disposição para isso. Também disse que criar a Secretaria não é gasto, mas investimento. Lembrou ainda que há 20 anos, quando na presidência da Cotrisoja, foi o primeiro a colocar uma mulher no seu Conselho de Administração. Por fim, parabenizou as mulheres presentes que aguardavam a sessão solene,

LUIZ CARLOS DOS SANTOS, o “Pipe” (Progressistas) – Lembrou à comunidade que, para se adequar à isenção do IPTU é preciso enviar requerimento à Prefeitura com um ano de antecedência. Falou sobre o vale alimentação que, segundo ele, está havendo atraso no pagamento das empresas com até 60 dias.

MARIA INÊS RITTER (PDT) – Devido a jornada diária da mulher, com trabalho, casa e família, ela se mostrou muito preocupada com o futuro da saúde dela. Disse que em Tapera não há ginecologista e que é preciso sair do município para realizar um exame o que custa dinheiro e que isso pesa no orçamento da casa. Cobrou que para exames e cirurgias existe demora de até dois anos em Tapera. Por fim, disse que Tapera precisa cuidar de suas mulheres.

SOLANGE GOETTEMS (Progressistas) – Falou sobre o Encontro de Todas as Flores, realizado no sábado, no Parque de Exposições. Parabenizou seus organizadores e pediu um ofício a eles. Também falou do papel da mulher na comunidade. Lembrando o que a colega Maria Inês havia falado antes, disse que Tapera precisa cuidar também da saúde mental de suas mulheres. Concluiu falando dos 70 anos do Grupo de Bolão Feminino Coringas, aqui de Tapera, hoje comemorados. E lembrou que os dados lidos foram tirados de matéria do jornalista Fábio David Crestani, em suas páginas sociais.

 

A próxima sessão ordinária, a 7ª, será realizada no próximo dia 25.

Postado em 19 março 2024 09:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
Tags:
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop