Legislativo taperense realizou à noite passada a sua 33ª sessão ordinária

Postado em 10 outubro 2023 09:10 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Ontem à noite, a Câmara de Vereadores de Tapera realizou a sua 33ª sessão ordinária do corrente ano sob a presidência de Luiz Carlos dos Santos, o “Pipe” (Progressistas).

Antes de iniciar a sessão, os vereadores decidiram sobre a homenagem aos idosos neste ano. Ficou acertado que a mesma será realizada no próximo dia 30, às 19h30, após a sessão ordinária que será antecipada para às 18h30.

No espaço do Pequeno Expediente três vereadores foram à tribuna.

VANIZE RUTZEN (MDB) – Falou sobre as suas proposições (038 e 039) que seriam votadas na noite.

AURÉLIO VICARI (PTB) – Falou sobre o PL 115, pedindo mais informações sobre ele ao exec utivo municipal. Disse que se um servidor é beneficiado todos os demais deveriam sê-lo.

ALCIDES MALDANER (PDT) – Também falou sobre o PL 115 e pediu valorização a todos os servidores municipais. Falou também sobre proposição sua, que entrou na casa, e que versa sobre mudanças na cobrança da escrituração pública para acabar com os contratos de gaveta nas negociações de imóveis.

Na Ordem do Dia, foram votados dois projetos de lei de origem do executivo municipal e uma proposição, sendo todos aprovados por unanimidade:

– PL 115 – Concede função gratificada ao servidor público municipal responsável pela Junta de Serviço Militar, Inspetoria Veterinária e carteiras de identidade e de trabalho.

– PL 116 – Autoriza a contratação de pessoal para atender na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer.

– Pedido de Informações 011, do vereador Aurélio Antônio Vicari – com relação ao imóvel cadastrado através na matrícula nº 5.557 (antigo campo do Guarany no Bairro Elisa), requer que o executivo municipal informe a esta casa legislativa o que segue: 1 – se em 31 de agosto de 2016 o mencionado imóvel foi recebido em doação ou foi adquirido pelo município; 2 – em caso de aquisição qual o valor pago pelo imóvel e de quem foi adquirido. 3 – em caso de doação, quem foi o doador.

No espaço das Explicações Pessoais, cinco vereadores foram à tribuna:

SOLANGE GOETTEMS (Progressistas) – Falou sobre o mês de outubro, de prevenção e combate ao câncer de mama. Deu números sobre os casos no País e da necessidade de se diagnosticar cedo a doença. Falou que se reuniu com a secretária de Saúde Natália Kummer e com a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Tapera Laizi Pierezan. Falou ainda do trabalho da Liga em Tapera e o elogiou.

ALTEMIR KRAPPER (MDB) – Pediu ofício às equipes campeãs e vice-campeãs do futsal de Tapera. Defendeu o turno único na Prefeitura. Disse que está acompanhando a questão da área do campo do Guarany e que lá serão construídas, no mínimo, 41 casas, tendo ainda uma quadra de futebol sete, praça e academia. Disse que o mesmo sairá ainda neste governo.

VANIZE RUTZEN (MDB) – Convidou os vereadores para o espetáculo que a APAE apresentará hoje à noite no Centro de Eventos. Pediu ofícios aos familiares de Maria Dilamar Carad (Dila) e Ancelmo Renato da Silva (Maninho) pelos seus falecimentos. Também, ao casal Stefano e Francieli Simon pelo espaço esportivo que criaram na Vila Raspa. Informou que a campanha de recolhimento de utensílios domésticos para as vítimas das enchentes no Vale do Taquari continua nesta semana e que na próxima as doações serão levadas para lá.

AURÉLIO VICARI (PTB) – Parabenizou os campeões do futsal de Tapera. Pediu um oficio ao Departamento do Esporte para que seja melhorado o sistema de som no Poliesportivo. Voltou a convidar o prefeito Volmar Kuhn para ir à Câmara debater as questões do município com os vereadores. Pediu valorização ao empresariado taperense. Pediu ainda que o meio ambiente vá até a Esquina da Sorte para verificar o chorume que uma propriedade estaria jogando na estrada.

ALCIDES MALDANER (PDT) – Falou da agricultura e dos problemas que ela vem enfrentando. Falou de guerra e do trabalho do PDT. Voltou a pedir que seja convidado o presidente da AMAJA para vir à Câmara falar da situação dos municípios da região. Pediu ainda que o prefeito Volmar vá à Câmara para das explicações e projetar o próximo ano. Pediu que a lei seja cumprida no município.

A próxima sessão ordinária, a 34ª, será realizada no próximo dia 16.

Postado em 10 outubro 2023 09:10 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
Tags:
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop