Legislativo taperense realizou à noite passada a sua 32ª sessão ordinária

Postado em 03 outubro 2023 09:15 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Ontem à noite, a Câmara de Vereadores de Tapera realizou a sua 32ª sessão ordinária do corrente ano sob a presidência de Luiz Carlos dos Santos, o “Pipe” (Progressistas).

A suplente Gelma Piloto Nodari (PTB) assumiu a cadeira de Joel Alves dos Santos, o “Colares”, do mesmo partido, licenciado para tratamento de saúde.

A secretária de Indústria, Comércio e Empreendimentos de Ibirubá, Dileta de Vargas Pavão das Chagas, esteve presente na sessão para convidar os vereadores para a 14ª EXPOIBI e 1ª Feira da Pitanga, que acontecerão em Ibirubá, de 07 a 10 de dezembro, no Clube Beneficente Divertido.

 

No espaço do Pequeno Expediente nenhum vereador foi à tribuna.

 

Na Ordem do Dia, foram votados três projetos de lei de origem do executivo municipal, sendo todos aprovados por unanimidade:

– PL 112 – Autoriza a contratação de pessoal para atender na Secretaria Municipal de Administração.

– PL 113 – Autoriza a contratação de pessoal para atender na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer.

– PL 114 – Autoriza o executivo municipal a incluir parágrafo único ao artigo 1º, da Lei Municipal nº 2721, de 17/02/2012.

 

No espaço das Explicações Pessoais, seis vereadores foram à tribuna:

ALTEMIR KRAPPER (MDB) – Solicitou à mesa que envie ofício ao COMDICA pela eleição das conselheiras tutelares no domingo e parabenizou as eleitas e as suplentes pela lisura da campanha.

GELMA PILOTO NODARI (PTB) – Agradeceu a administração municipal por atender seu pedido ao instalar tachões próximo à igreja e o pavilhão na Linha São Luiz, para coibir a velocidade dos veículos que por lá transitam. Ela acha que eles não resolverão o problema, mas sim um quebra-molas. Também quer que a administração instale placas informando a velocidade naquele trecho. Por fim, pediu a ela que crie uma caminhada de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama dentro do Outubro Rosa.

MÁRCIO PAULUS (Progressistas) – Justificou a sua ausência na última sessão, tendo tido um contratempo no voo que o traria ao Estado. Cobrou da administração municipal duas proposições sua que viraram lei e que não estão sendo executadas pelo município: o Dia Municipal da Doação de Órgãos, cujo dia nacional transcorreu no último dia 27, e a implantação do cordão de girassol para as pessoas com deficiência oculta. Cobrou ainda melhorias nas estradas do interior e parabenizou as conselheiras tutelares eleitas no domingo.

VANIZE RUTZEN (MDB) – Parabenizou os colegas pelo seu dia, que transcorreu ontem. Falou da Semana Municipal do Idoso que está em andamento em Tapera. Agradeceu os idosos que fizeram sua parte pelo município ao longo de sua história. Falou do Outubro Rosa e da importância da prevenção do câncer de mama e pediu às mulheres que cuidem de sua saúde. Informou que em dezembro serão conhecidas as empresas que aderiram ao selo Empresa Amiga da Mulher. Pediu doação de utensílios domésticos às vítimas da enchente no Vale do Taquari. E parabenizou as eleitas na eleição do Conselho Tutelar no domingo.

ALCIDES MALDANER (PDT) – Falou do Projeto de Lei 114, que regulariza uma área do Distrito Industrial 2 que, segundo ele, estava irregular. Pediu casas para a população, não importando onde seja. Falando da eleição municipal do ano que vem pediu que os taperenses se unam ao PDT na campanha.

SOLANGE GOETTEMS (Progressistas) – Leu um texto sobre doença mental. Pediu às pessoas e famílias que procurem ajuda. Pediu ainda a criação de uma rede de atenção psicossocial no município para ações efetivas. Por fim, parabenizou as eleitas na eleição do Conselho Tutelar no domingo.

 

A próxima sessão ordinária, a 33ª, será realizada no próximo dia 09.

Postado em 03 outubro 2023 09:15 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
Tags:
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop