Legislativo entrega o troféu Mulher Cidadã a seis mulheres em sessão solene

Postado em 18 novembro 2021 17:04 por jeacontece
15.292.411/0001-75

A Câmara de Vereadores de Jacuizinho realizou sessão solene à noite passada para entrega do troféu Mulher Cidadã 2020/2021 a seis mulheres que fizeram a diferença em favor do seu município.

As homenageadas foram: CAROLINA MADRIL DE OLIVEIRA, GLÁDIS GOELZER FIÚZA, MARIA OTÍLIA DE CAMARGO KONZEN, ORCHELITA BULLÉ DE TOLEDO (101 anos), SALETE REJANE DA ROSA e ZENILDA GOULART PINTO.

Estiveram presentes à sessão solene, que foi comandada pela presidente do Legislativo Jacuizinhense, Daniela da Silva Moraes; o prefeito Diniz José Fernandes, o vice-prefeito Aroldo Moraes, vereadores, a presidente do Comaja e prefeita de Fortaleza dos Valos, Márcia Rossatto Fredi; a presidente do Legislativo de Tunas, Luana Neiland da Silva; o presidente da Ascamaja Roberto Forchesatto, entre outros.

 

Mais fotos da solenidade no link Social.

 

SALETE REJANE DA ROSA – Mulher Cidadã 2020

Nascida em 10 de outubro de 1969, natural de Sobradinho. Filha de Elui da Rosa( in memorian) e Terezinha Paulo da Rosa.

Salete tem um filho de 16 anos, Kauan da Rosa Guerreiro.

Em 2001, iniciou seus trabalhos na Emater/RS- ASCAR no Salto do Jacuí, como extensionista rural social, e em 2004, começou a atuar em Jacuizinho no escritório municipal.

Filha de agricultores, sempre teve uma ligação muito forte com a  agricultura o que fez com que despertasse um desejo maior de estar ao lado deles para que suas famílias tivessem uma melhor qualidade de vida. Vem trabalhando principalmente com as mulheres para aumentar a sua autoestima, empoderamento e produção do seu alimento, colaborando na organização rural de sua propriedade e comunidade.

 

CAROLINA MADRIL DE OLIVEIRA – Mulher Cidadã 2021

Filha de Nicolau Alves de Oliveira e Rosa Francisca de Oliveira

Hoje, com 89 anos, nasceu e se criou em Jacuizinho, na Comunidade da Borboleta, onde viveu com seu esposo Diamantino de Oliveira (in memoriam) e constituiu sua família, havendo tido 10 filhos, os quais lhe deram muitos netos, bisnetos e tataranetos.

Pessoa perseverante e lutadora, Carolina passou por todas as adversidades apresentadas na vida para dar a melhor criação possível aos seus filhos, formando-os pessoas de bem.

Além de dona de casa e mãe, também se dedicou à agricultura de subsistência, passando seus conhecimentos para as futuras gerações da família.

Sempre foi muito ativa e querida na comunidade onde reside, sempre ajudando e compartilhando seus conhecimentos e benzimentos durante a vida.

 

ZENILDA GOULART PINTO – Mulher Cidadã 2021

Filha de Constantino Goulart Pinto e Vilma Goulart, passou a residir no município no ano de 1969, quando se casou com João Pedro Pinto (in memoriam), tendo os filhos Volnei, Fábio e Márcio e os netos Rogério e Volnei Junior.

Zenilda deixa sua marca na política e na vida social da comunidade do município, tendo sido eleita vereadora por duas vezes e participado ativamente junto à Igreja Católica, no Grupo da Terceira Idade e nas atividades do CRAS.

 

GLÁDIS GOELZER FIUZA – Mulher Cidadã 2021

Hoje com 95 anos, nasceu e se criou em Jacuizinho.

Casou-se com João Malaquias Castilho Fuiza (in memoriam), com quem teve os filhos Luiz Adalberto, José Américo, Maria Terezinha, Jorge Marton e  Paulo Roberto; os netos Luciane, Marco Túlio, Leandro, Cristian, Marcelo, Bianca, Ricardo, Mateus, Emanuele e Ana Paula; bisnetos Felipe, Ellen, Dionatan, Laura, Valentine, Isadora, Catarina, Júlia e Estevão; e o tataraneto Joao Davi.

Durante sua vida, além de cuidar de sua casa e filhos, costurava bombachas e outros artigos, fazia bolos e doces para festas de aniversários e casamentos de pessoas da comunidade.

Sempre foi muito ativa na comunidade, participando do Clube de Mães e do CTG (inclusive participando dos grupos de danças).

Muito católica, fervorosa em suas orações, até os dias de hoje reza o terço. Cuidava da Igreja como se fosse sua própria casa. Sempre muito ativa, fazia encomendação de almas e foi ministra de Eucaristia em Jacuizinho e Passo Fundo, havendo até mesmo recebido envios dos bispos de Cruz Alta e Passo Fundo.

ORCHELITA BULLÉ DE TOLEDO – Mulher Cidadã  2021

Hoje com 101 anos de idade. Reside no município desde o ano de 1938.

Na comunidade Rincão São Luiz, juntamente com seu esposo Reinoldo Bullé de Toledo (in memorian), construiu família, tendo 6 filhos, 30 netos, 50 bisnetos e 28 tataranetos.

É sócia fundadora do Clube de mães e participante ativa da Comunidade Rincão São Luiz.

Vó Mósa, como é chamada, nos deixa o seguinte verso como mensagem: “Vou te mandar um recado, contando meu sentimento, de querer e não poder cumprir meu intento!

 

MARIA OTÍLIA DE CAMARGO KONZEN – Mulher Cidadã  2021

Reside em Jacuizinho desde o ano de 2008.

Constituiu família com o marido Arnoldo Konzen (in memorian), com o qual se casou no ano  de 1956 e teve seis filhos, onze netos, 13 bisnetos, com mais uma menina  a caminho.

Viúva há 25 anos não constituiu nova união, vivendo para os filhos, netos e bisnetos.

Sempre foi trabalhadora, persistente, corajosa, e uma pessoa de muita fé. O terço, que é considerado como oração das graças, é rezado diariamente e nestes ora por todos, família, amigos, comunidade, pelos doentes e pela humanidade, muitos pedidos para a  cura durante a pandemia.

Atuante na comunidade, esperançosa e com um pensamento sempre jovem, não recusa desafios. Em 2019, formou-se na Educação de Jovens e Adultos e atualmente é estudante do Ensino Médio.

Tem como hobbies  dançar  e se encontrar com amigos,  familiares e também  com o  grupo da  terceira idade,  bem como plantar, cultivar as flores, sempre lindas em seus jardim.

Maria Otília afirma: “Que eu possa estar preparada quando tiver de partir, que eu tenha feito o meu melhor, para mim, para os outros, que se possível deixe minha marca positiva na comunidade e que minha família siga os exemplos, que sejam bons, daquilo que vivo a cada dia”.

Deixa a seguinte mensagem de vida: “A vida é boa, é preciso  apenas  saber vivê-la!”.

 

Postado em 18 novembro 2021 17:04 por jeacontece
15.292.411/0001-75
Tags:

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop