Legislativo de Mormaço promove audiência pública alusiva ao Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Postado em 28 maio 2022 06:45 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Com o intuito de conscientizar ainda mais a população sobre o combate do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, o Poder Legislativo de Mormaço, promoveu na tarde de ontem (quinta-feira, 26), no Salão Paroquial Nossa Senhora dos Navegantes, mais uma audiência pública. O evento contou com a participação de cerca de 200 pessoas, dentre elas autoridades, público escolar e comunidade local.

A audiência pública, que está em sua terceira edição, teve como palestrantes a psicóloga Luciane Sauthier, e a delegada da 24ª Região Policial Fabiane Bittencourt. Elas abordaram o tema do evento, e levaram informações sobre o assuntos para todas as pessoas que estavam presencialmente, e também aquelas que acompanharam ao vivo pelas plataformas digitais.

O prefeito de Mormaço, Rodrigo Jacoby Trindade, comenta sobre a importância desta conscientização em torno do assunto. “Aqui agradeço a todos, tanto Poder Executivo, Legislativo e demais envolvidos na promoção desta audiência pública, pois é mais que conhecimento aos nossos jovens, adolescentes e público em geral. É um ato de conscientização, a fim que as denúncias aconteçam”.

O presidente da Câmara de Vereadores de Mormaço, Edson Schroeder, o Cepo, enfatiza que a audiência é de extrema relevância, em virtude da participação presencial e pelo Facebook quanto ao repasse de informações. “É importantíssimo realizarmos um evento como esse, pois trazemos à tona um tema que merece destaque. Aqui enalteço a todos os que nos auxiliaram até aqui, especialmente a psicóloga, Luciane Sauthier e a delegada Fabiane Bittencourt, parceiras incansáveis de nossos eventos”.

A delegada regional Fabiane de Vargas Bittencourt, salienta sobre sua presença, quando também palestrou no evento desta quinta-feira, 26/05. “Esta é a terceira vez que me encontro aqui em Mormaço para abordar este assunto e aqui virei quantas vezes forem necessárias, pois é só desta maneira que daremos continuidade à prevenção e a redução dos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes”, afirmou.

Você sabe o que é o Maio Laranja?
Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.

A partir da mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.

Surge então a Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mostrar à sociedade que isso é compromisso coletivo, cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência.

O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja. Dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.

Os dados
Segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a cada 8 minutos, uma criança é violentada sexualmente no Brasil. 80% dos casos ocorrem no ambiente familiar e apenas 2% é denunciado.

Canal de Denúncia
Disque 100.

*Informações e fotos: ClicSoledade.

Postado em 28 maio 2022 06:45 por jeacontece
15.292.411/0001-75
Tags:

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop