Lançamento da Caderneta de Saúde do Adolescente em Arroio Grande

SELBACH – No Brasil, a saúde de jovens e adolescentes recebe atenção especial do Ministério da Saúde (MS) e estipula estratégias específicas de atenção e intervenção. Uma dessas estratégias é a Caderneta de Saúde do Adolescente, apresentada em duas versões (Meninos e Meninas) é um dispositivo de constituição de modos (desejáveis) de ser, na medida em que a mesma constrói noções de adolescência, juventude e saúde através da demarcação de práticas ideais de atenção e cuidado, que devem ser problematizadas.

Em Selbach, o programa já vem sendo implantado e foi lançado no dia 15 de maio em Linha Arroio Grande, na Escola Municipal Anibal Magni, numa ação conjunta entre as secretarias Municipal de Saúde e Educação. Neste momento foram distribuídas cadernetas para alunos das 7ª e 8ª séries, através da enfermeira Marta Lúcia Eckert Maldaner, coordenadora do programa. Posteriormente os alunos assistiram a uma palestra com a dentista Etiene Mardero, que apresentou informações sobre saúde oral e adolescência, com ênfase na prevenção/diagnóstico precoce para fins de referência adequada para tratamento, bem como orientar a higienização oral.

A Caderneta de Saúde do Adolescente registra dados de saúde dos jovens e informações importantes – temas como responsabilidade, sexualidade, direitos e deveres, dicas de saúde, avaliação da estatura e da massa corpórea, pressão arterial, alimentação saudável, imunização, puberdade, dupla proteção, sexo seguro, higiene bucal e projeto de vida. Uma das medidas de prevenção preconizada é a necessária avaliação periódica de saúde bucal pelo cirurgião-dentista (a cada seis meses).

A Caderneta de Saúde do Adolescente é um instrumento que visa apoiar a atenção à saúde da população juvenil, acompanhar o crescimento e desenvolvimento saudáveis e orientar na prevenção de doenças e agravos à saúde, além de facilitar as ações educativas que promovam o aprendizado e a consolidação de estilos de vida saudáveis.

O objetivo desta ação é dar visibilidade ao adolescente, garantindo uma atenção integral à sua saúde, o que significa reduzir as principais doenças e promover o crescimento e o desenvolvimento saudável dele, além de contribuir para a qualidade de vida.

Compartilhe: