Lançado em Tapera Projeto Internacional Plantar para o Planeta

Tapera é um dos três municípios do Rio Grande do Sul selecionados para o Projeto Internacional Plant-for-the-Planet (Plantar pelo planeta). Trata-se de um movimento global de crianças, iniciado em 2007, na Alemanha, por um menino de nove anos que tinha de fazer um trabalho escolar sobre mudanças climáticas. Inspirado pelo exemplo de Wangari Maathai, convocou seus amigos para plantar milhões de árvores e assim deter as mudanças climáticas. Hoje, as crianças em mais de 90 países estão plantando árvores pela justiça climática. O projeto é reconhecido pelas Nações Unidas e envolve atualmente cerca de 20 países.

Os municípios de Tapera, Lagoa dos Três Cantos e Ibirubá foram selecionados em razão de suas ações e projetos em favor do meio ambiente na região. A modelo Gisele Bünchen é a embaixadora do Brasil do Projeto Plantar pelo Planeta.

Na manhã de ontem (29), no Centro de Convivência do Idoso, em Tapera foi desenvolvida a chamada Academia de Formação, trabalho que objetiva formar jovens embaixadores da Justiça Climática. O encontro contou com crianças de Tapera, através da Brigada Militar Mirim e de escolas de Lagoa dos Três Cantos, tendo na coordenação os departamentos de Meio Ambiente dos dois municípios.

As atividades desenvolvidas durante todo o dia, foram ministradas pelos consultores Victor Silveira, o alemão Marcelo Kjell Kühne e pela Fundadora da ONG Plant-for-the-Planet, a brasileira Yara Blochtein.

Pouco antes do meio dia o grupo de crianças, de Tapera e de Lagoa, futuros embaixadores da Justiça Climática, participou de um ato solene, de plantio de 42 mudas de espécies nativas na Praça Farroupilha, que fica em frente ao CTG Guido Mombelli. Sob o pé de um abacateiro cinquentenário, foi dado o pontapé inicial de um movimento que pretende se disseminar no município e região. A missão deles é transmitir os conhecimentos ecológicos em suas comunidades.

A meta do projeto global é plantar um milhão de árvores em cada País do mundo e treinar um milhão de crianças que serão os Embaixadores da Justiça Climática.

Ao final da tarde as crianças receberam seus certificados de formação, evento que contou com a participação do prefeito de Tapera, Ireneu Orth.

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Tapera)

 

 

 

Compartilhe: