Lançada a 3ª Feira do Livro de Ibirubá

Postado em 12 agosto 2022 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Planejada para se tornar a maior Feira do Livro da história de Ibirubá até hoje, o evento acontecerá de 08 a 11/09. A 3ª Felibi, como passa a ser denominada a partir desta edição, acontecerá simultaneamente com o 4º Encontro Municipal de Literatura, das 8h30 às 23 horas ininterruptamente.

Numa solenidade marcada por entusiasmo e satisfação, aconteceu na última terça-feira (09/08), no plenário da Câmara de Vereadores, o lançamento da 3º Feira do Livro de Ibirubá, cujo tema é “Um livro aberto para a imaginação” tendo como patrono o escritor Jorge Luís Martins. O 4º Encontro Municipal de Literatura acontecerá junto com a programação da Feira.

O grande evento cultural é promovido pela Prefeitura Municipal de Ibirubá, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto com o apoio da Biblioteca Pública Municipal Justino Guimarães Neto.

Entre as mais de 50 pessoas presentes, estavam secretários e servidores municipais, vereadores, representantes da Rede de Ensino de Ibirubá (municipal, estadual, federal e particular), do Comaja RTE, membros da Academia Ibirubense de Letras e imprensa local.

A ideia deste ano é empreender algo de magnitude maior do que o que já foi apresentado nos eventos anteriores, vista a importância do setor cultural tanto para a economia quanto para se deixar um legado às novas gerações.

A Feira do Livro e o Encontro de Literatura serão dois eventos em um, a serem realizados, concomitantemente, na Casa de Cultura Osvaldo Krames e na Rua do Comércio em frente à casa de eventos, na quadra entre as Ruas Firmino de Paula e Getúlio Vargas.

A programação será ampla e de abrangências local, regional e nacional, com atividades diversas dia a dia, tais como: comercialização de livros pelos livreiros/livrarias, bate-papo com autor presente e sessão de autógrafos, atividades lúdicas, contação de histórias, palestras, teatros, exposição, shows musicais de artistas locais, apresentações culturais de danças étnicas local e regional, recreações com animadores infantis, distribuição de algodão doce e balões em formato escultura, além do espaço reservado para alimentação.

Durante a cerimônia, foi exibido o vídeo de lançamento da Feira, de produção da Antídoto Filmes, sob a direção do publicitário Edu Schafer. Além do audiovisual, toda a criação do material institucional e promocional do evento está à cargo da empresa.

Após o evento, os convidados foram recepcionados com um coquetel regado à música do Projeto “Acústico Outras Caras”, cantado por João Medeiro.

Reflexões levantadas na cerimônia

Nas falas protocolares, todos evidenciaram a importância da leitura para o conhecimento e para as transformações da sociedade, e o diferencial do Município de Ibirubá pelas iniciativas arrojadas na região.

Jorge Ferreira, bibliotecário, em sua fala emocionada de boas-vindas falou de sua satisfação em ver dois sonhos realizados. “Desde que cheguei a Ibirubá, eu sonho com a Academia Ibirubense de Letras e com uma Feira do Livro de expressão regional. Estou feliz porque ambos sonhos estou vendo se concretizar neste ano. Estamos à espera de um evento que alcance toda a nossa região. Que Ibirubá seja lembrado por ser um município que incentiva a leitura”.

Henrique Hentges, secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto observou que Cultura e Turismo estão interligados, trazendo fomento ao comércio local. “Esta edição é algo que foi sonhado e planejado nos últimos meses para deixarmos um legado à comunidade ibirubense. Vislumbramos também o valor econômico que um evento desta magnitude traz ao município. Além da nossa comunidade, outras pessoas da região virão visitar a nossa Feira, que será o maior evento cultural do município de Ibirubá. Para isto, precisamos da ajuda de todos participando e se fazendo presente à 3ª Felibi.”

O vereador vice-presidente Gustavo Schroeder, na solenidade representando a Câmara de Vereadores, ressaltou a importância do conhecimento, do estudo e dos livros. “A Câmara de Vereadores aprovou Lei Municipal que institui e regulamenta a Feira do Livro em Ibirubá. Fizemos isto, pois, está em jogo a cultura, o conhecimento, a prática da boa leitura. Tenho a certeza de que a Feira do Livro trará um retorno muito grande para a comunidade ibirubense”.

Em sua mensagem, o prefeito Abel Grave destacou a valorização da Educação em sua gestão. “A Educação sempre foi prioridade. E agora, mais uma vez, o Município de Ibirubá é protagonista, provocando a região e o estado a enxergarem as ações que estão sendo realizadas aqui, destacando-se como um município diferenciado. Era necessário pensarmos grande, numa Feira do porte que Ibirubá merece”, relatou Abel.

Depois de uma fala motivadora, o patrono, escritor Jorge Luís Martins ainda fez uma convocação geral para o evento. “Convido vocês a levarem seus filhos à Feira do Livro, porque lá o aluno compra e adquire cultura. Parabéns, prefeito Abel!!! Para mim, Feira do Livro é um evento único. Estarei à disposição para receber a todos durante toda a Feira”.

Postado em 12 agosto 2022 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
Tags:
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop