LAGOA DOS TRÊS CANTOS – Trigo mourisco, grande aliado na produção de cítricos

O município de Liberato Salzano no Norte do estado, região do Alto Uruguai, com área total de 311 Km² e topografia bastante acidentada, apresenta grande diversidade de atividades rurais e um destaque especial para a produção de cítricos. Cerca de 20 espécies de laranjas e grande variedade de bergamotas. Informações do Presidente da Associação de Citricultores de Liberato Salzano Leandro Rubini apontam uma produção anual aproximada de 25 mil ton. em cerca de mil ha.

Dados da Secretaria Municipal de Agricultura revelam que da produtividade anual, 30% é destinada ao mercado in natura, colocados junto à CEASA na Capital, parte é exportada para o estado de Mato Grosso e o restante é transformado em suco, comercializado no mercado gaúcho.

O Secretário da Agricultura do município Valcir Saccon destaca um projeto pioneiro que está sendo desenvolvido entre os produtores e consiste em consorciar nas áreas ocupadas com cítricos o trigo mourisco (trigo sarraceno) com grandes vantagens em termos de conservação de solo e aumento de produtividade. Segundo Valcir, o município adquire sementes do trigo mourisco e repassa aos produtores sem custo para ser implantado entre as fileiras no período de verão e os resultados são altamente positivos, pois a planta consorciada oferece além de cobertura de solo, cerca de 150 kg de nitrogênio por hectare, que representa 100 sacos do adubo químico nitrogenado, com a vantagem de ser disponibilizado lentamente às laranjeiras, deixando no solo cerca de 10ton/ha de palhada com liberação de nutrientes de alta qualidade, uma vez que a decomposição se dá rapidamente. O Secretário declara não ter ainda os números exatos de incremento na produtividade com o trigo mourisco em meio aos cítricos, mas garante aumento superior à 20%. Segundo ele, este ano os estudos darão maior detalhamento quanto aos resultados.

O produtor Dirceu Rogues da localidade de Várzea Grande cultiva 1,5ha com laranja. Ele afirma ser este é o primeiro ano que participa do projeto, mas o bom aspecto do pomar indica um salto na sanidade das plantas e, portanto, prenúncio de maior produtividade.

O Grupo Pozza é o fornecedor da semente de trigo mourisco ao município de Liberato Salzano.

PAULO SANTOS
Jornalista

Compartilhe: