LAGOA DOS TRÊS CANTOS – Prevenção odontológica infantil

Pensando no bem estar e desenvolvimento saudável das crianças do município de Lagoa dos Três Cantos a Secretaria de Saúde trabalha juntamente com as escolas o programa “boquinha saudável, futuro brilhante”.

O programa visa o atendimento de crianças de zero a seis anos de idade que são acompanhadas e atendidas pela cirurgiã dentista da unidade de saúde Maria Ines Aimi. A educação e a motivação odontológica são ferramentas extremamente importantes, pois são capazes de desenvolver uma consciência e despertar o interesse pela manutenção da saúde bucal. A educação odontológica infantil visa mudar o comportamento das crianças pré-escolares e do ensino fundamental quanto aos problemas de saúde bucal, minimizando, assim, o número de ocorrências futuras de cárie, doenças periodontais (da gengiva) e perda precoce dos dentes.

A participação dos pais se torna indispensável no desenvolvimento do programa tendo em vista que eles também recebem orientações sobre educação preventiva, dieta e higiene bucal e assim podem auxiliar repassando informações aos seus filhos. A cirurgia dentista, Maria Ines também vai ate as escolas, nas quais dentro do ambiente da escolar, desenvolve-se um treinamento para a técnica correta de escovação, de acordo com a idade das crianças envolvidas e a coordenação motora das mesmas. Desse modo, a criança se familiariza com o hábito da escovação e aceita melhor a execução desse hábito diário.

(Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Lagoa dos Três Cantos)

Compartilhe: