Kits de proteção são doados a agricultores e extensionistas rurais

Postado em 30 julho 2020 06:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Na sexta-feira (24/07), em Osório, Vale Verde e Santa Cruz do Sul, respectivamente, foi realizado o ato simbólico de entrega de kits de proteção e material de divulgação para agricultores e extensionistas rurais. Os materiais, doados pela Philip Morris Brasil por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), irão beneficiar famílias agricultoras do litoral norte e do Vale do Rio Pardo, além de extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar que, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), atuam junto a agricultores de todo o Rio Grande do Sul.

No ato de entrega em Santa Cruz do Sul estiveram presentes o secretário nacional de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Mapa, Fernando Schwanke; o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri; a gerente regional da Emater/RS-Ascar, Lúcia Souza; e a gerente de Sustentabilidade e Diversificação na Agricultura da Philip Morris Brasil, Amanda Cosenza.

Durante a ação, Schwanke destacou a importância da realização de parcerias na prevenção ao novo coronavírus. “Seguindo orientações da ministra Tereza Cristina, o Mapa trabalha diuturnamente, durante a pandemia, para manter ininterrupto o fluxo de alimentos para os brasileiros e garantir a segurança dos agricultores. Quando governo e iniciativa privada se unem em favor de uma boa causa, os resultados são potencializados. Nesta ação, Ministério da Agricultura, Emater/RS e Philip Morris Brasil se uniram a favor da segurança dos feirantes familiares do Rio grande do Sul”, disse.

Ao todo foram entregues 20 mil máscaras, 1,2 mil frascos de álcool gel e 2,4 mil cartazes com orientações de prevenção a Covid-19. Os materiais serão distribuídos para agricultores em 52 pontos de feira no litoral, para 175 famílias e atingindo 500 pessoas. Já no Vale do Rio Pardo os materiais serão distribuídos para agricultores em 40 pontos de feiras para 291 famílias, abrangendo 425 pessoas.

O diretor técnico da Emater/RS ressalta que esses materiais devem contribuir com as famílias agricultoras que semanalmente participam de feiras rurais e comercializam os seus produtos direto aos consumidores. “Esse trabalho é uma parceria entre a SAF, que buscou a articulação com as empresas, e nós que iremos divulgar as informações sobre a prevenção à Covid-19 e distribuir o material para feirantes, com o intuito de preservar os nossos assistidos que têm contato com o público, dando condições e orientações sobre como evitar o contagio pelo novo coronavírus”, frisa Rugeri.

O diretor técnico ressaltou ainda a a importância da união do trabalho da Emater/RS-Ascar e da Secretaria Nacional da Agricultura Familiar e Cooperativismo. “A participação do secretário Fernando Schwanke é muito importante por fazer a interface entre o trabalho desenvolvido pela Emater junto aos agricultores assistidos e a secretaria federal que atende aos interesses dos agricultores familiares”, destacou Rugeri.

A gerente de Sustentabilidade e Diversificação na Agricultura da Philip Morris Brasil frisa que desde o início da pandemia, a empresa tem se mobilizado, em conjunto com a sociedade, para superar as dificuldades impostas pela Covid-19. “O Rio Grande do Sul e a região do Vale do Rio Pardo têm grande relevância para nossas operações e é uma grande satisfação nos unirmos à Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura e à Emater em mais esta iniciativa tão relevante nesse momento delicado e desafiador. Isso contribui para a segurança dos pequenos produtores rurais do Estado, na retomada de suas atividades”, afirma Amanda.

O presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, enfatiza que essa é uma parceria importante no sentido de colaborar com os extensionistas e com os agricultores familiares que participam das feiras. Além disso, o gestor frisa que a Instituição se colocou à disposição para a orientação em todo o Estado sobre os cuidados com a saúde nesse período de pandemia. “A Emater sempre se coloca à disposição da iniciativa privada e dos órgãos públicos para fazer chegar essa ajuda aos agricultores, feirantes e extensionistas. Estamos muito felizes com essa parceria e isso prova a nossa capilaridade de estar em 100% dos municípios do Rio Grande do Sul é estratégica para levar as politicas públicas até o campo, bem como essa parceria público/privada. Estamos muito gratos e felizes por poder participar e contribuir nesse processo de ajuda aos agricultores familiares”, comemora Sandri.

Jornalista Carina Venzo Cavalheiro – Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade

Postado em 30 julho 2020 06:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop