ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Julgamento do mensalão começa com discussão entre ministros, questão de ordem e atraso no cronograma

Postado em 03 agosto 2012 07:51 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Cercado pela expectiva do todo o país, o Supremo Tribunal Federal (STF) deu início nesta quinta-feira ao julgamento da ação penal 470, mais conhecida como processo do mensalão. Neste primeiro dia foram pouco mais de cinco horas de sessão, a maior parte do tempo tomada pela discussão sobre a questão de ordem interposta pelo advogado de um dos réus e ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

Perfis variados na composição do Supremo que julgará o mensalão
O presidente da Corte, ministro Carlos Ayres Britto, encerrou a sessão por volta das 19h30min. O julgamento será retomado nesta sexta-feira, a partir das 14h, com a sustentação oral do Procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Ele pode falar por até cinco horas.

Nesta quinta, por mais de três horas, os ministros avaliaram e indeferiram o pedido de desmembramento do processo pedido por Thomaz Bastos. Houve discussão entre o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, que rejeitou o desmembramento, e o revisor, ministro Ricardo Lewandowski, que defendeu o pedido do advogado.

Lewandowski levou pronto seu voto e leu-o por quase uma hora e meia. Mesmo com todos os argumentos apontados por ele, apenas Marco Aurélio Mello seguiu seu ponto de vista. Todos os demais ministros votaram de acordo com Barbosa. O pedido de Thomaz Bastos, assim, foi rejeitado por nove votos a dois.

Durante a votação da questão de ordem, o ministro Dias Toffoli deu a entender que não irá se declarar impedido de votar.

— Essa questão, inclusive, eu trato na preliminar do voto que preparei para esse caso — afirmou Toffoli, dando a entender que pretende continuar julgando.

O ministro do Supremo, ex-assessor jurídico de um dos réus, José Dirceu, vinha sendo pressionado para deixar o caso.
No final da sessão, Joaquim Barbosa leu o resumo de seu relatório.

Clicrbs

Postado em 03 agosto 2012 07:51 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop