Jornal britânico manda recado a brasileiros: PIB do Reino Unido é maior

Os brasileiros patriotas deveriam “desvirar o olhar” e não fazer comemorações prematuras porque o Brasil não é mais a 6ª maior economia do mundo. A opinião, externada em tom debochado, é do blog BeyondBrics, do jornal britânico Financial Times. Conforme a publicação, quando o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil superou pela primeira vez o do Reino Unido em 2011, o fato gerou muita celebração no País, sendo destacado pelo governo como “prova tanto das virtudes do País como de uma mudança monumental na balança de poder global”.

Segundo a publicação, nas previsões recentes do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Centro de Economia e Pesquisa em Negócios (Centre for Economics and Business Research – CEBR) o Reino Unido recuperou o seu lugar como a sexta maior economia do mundo e apesar de “manobras” do Brasil o País voltou para o sétimo lugar da lista.

O blog ressalta que embora o Brasil tenha crescido mais do que o Reino Unido em 2011, superando o país em apenas 1% naquele ano, a recente desvalorização do real tem tomado uma parte considerável de economia brasileira.

Segundo a CEBR, a economia do Reino Unido terminou o ano de 2012 com US$ 2,443 trilhões enquanto a economia do Brasil fechou 2012 em US$ 2,282 trilhões. O centro afirma ainda que a fraqueza da moeda faz com que o Brasil não supere a Reino Unido novamente pelo menos até 2014.

Essa não é a primeira vez que o blog critica o governo brasileiro. No final de dezembro, a publicação repreendeu o desempenho da economia brasileira em um conto de Natal. Na fábula, a presidente Dilma aparece como uma rena de nariz vermelho e o ministro Mantega como “Guido, o elfo vidente”.

A presidente chegou a comentar o blog dizendo que “a rena de nariz vermelho é bem engraçadinha. Não se incomodem com isso”. Questionada sobre o desempenho mexicano, que poderia puxar a crescimento da América Latina, a presidente limitou-se a dizer: “Vai querendo!”.

Terra

Compartilhe: