Na segunda-feira, 29, o Prefeito de Jacuizinho realizou reunião com o secretariado municipal para realizar alguns ajustes no quadro funcional. Foram exonerados os secretários de administração Sidinei Toledo Soares, de assistência social João Batista Florêncio e de obras Roque Jezam Kremer. Os cargos de FG (Função Gratificada) também foram suprimidos. Também haverá corte de horas extras. Já a secretária de saúde Deisemara Moraes entrou em período de licença.
O prefeito Volmir Capitanio justificou as demissões relatando a baixa arrecadação do município nos últimos meses e a tendência de diminuição para os meses de julho, agosto e setembro. Capitanio anunciou ainda, que vai doar o próprio salário para os cofres públicos, uma vez que não pode ser voluntário devido à legislação. “As medidas, que são provisórias, foram tomadas para reduzir gastos. É uma das ações de economia que a gente está adotando. Já adotamos turno único no fim do ano passado e também o corte de horas extras. Uma prevenção, até porque a gente tem a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) ao final do ano, então temos que preservar o equilíbrio financeiro e evitar problemas futuros” disse.
A partir do dia 1º de julho, a secretaria de administração está sob a responsabilidade da secretária de Educação Verônica Costa Carvalho. Quem responde pela secretaria de assistência social é a Coordenadora do CRAS Eleide Kaufmann Pereira. A saúde fica a cargo do vice-prefeito Paulo Gilmar Schneider. Capitânio está de responsável pela secretaria de obras. Na secretaria de Agricultura permanece Cláudio Antunes Vieira.
Cada secretário custava aos cofres do município cerca de R$ 3,8 mil mensais.
(Prefeitura de Jacuizinho)