Integrantes do Programa Aprendiz Cooperativo visitaram o JEAcontece

TAPERA – Na segunda-feira (07), na metade da tarde, os integrantes do Programa Aprendiz Cooperativo, liderados pelo professor e escritor Alcides Arnhold, visitaram a redação do Jornal Eletrônico Acontece. O grupo, que foi recebido pelo jornalista e editor Fábio David Crestani, veio conhecer o jornal e obter informações sobre seu trabalho na internet. Na oportunidade, muitas perguntas foram respondidas aos jovens.

De acordo com Alcides Arnhold, a turma queria conhecer o novo meio de comunicação taperense que está chegando com o avanço da tecnologia que cada vez está mais presente na vida familiar e no trabalho. A atividade integra a disciplina Linguagem e Comunicação, como preparação para o trabalho futuro de elaboração, em sala de aula, de um jornal falado, como fator de desinibição e para desenvolver a comunicação. Os jovens constaram que o jornal eletrônico vem ao encontro da tendência da cultura atual, onde a informação precisa ser dinâmica, objetiva e instantânea, além de o veículo ser ecologicamente correto.

Falando descontraidamente com os jovens, Fábio Crestani, o “ Sarico”, destacou a importância da leitura para o sucesso na vida profissional, não importando a atividade ou profissão.

PROGRAMA – O Programa Aprendiz Cooperativo é decorrente de Lei Federal, coordenado pelo Sescoop/RS, em parceria com o Sicredi Rota das Terras, Cooperativa Santa Clara e Cotrisoja, todos de Tapera. Existem turmas também em outros municípios gaúchos.

De acordo com Alcides Arnhold, que coordena o programa em Tapera, são 1.000 horas de atividades, sendo 500 teóricas e as outras 500 práticas (estágio). Participam do Programa alunos (jovens do sexo feminino e masculino) de 14 a 19 anos. Em Tapera, neste ano, são 19 jovens que estão buscando informações, conhecimentos e práticas para ingressar preparados no mercado de trabalho.

Na parte teórica são trabalhadas disciplinas como Linguagem e Comunicação, Formação Humana e Científica, Matemática, Cooperativismo, Empreendedorismo, Organização Pessoal, Qualidade e atendimento ao Cliente, entre outras.

Compartilhe: