Índices que medem a qualidade da Saúde de Tapera também são positivos

Depois dos bons índices no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação), é hora de comemorar, também, os números IDSUS (Índice de Desempenho do SUS), altamente positivos para o Município.

Trata-se de um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências.

A partir da análise e do cruzamento de uma série de indicadores simples e compostos, o IDSUS avalia o Sistema Único de Saúde que atende aos residentes nos municípios, regiões de saúde, estados, regiões, bem como em todo país.

Dessa forma, o IDSUS se coloca como um importante subsídio para a formulação e execução de políticas públicas de saúde, tendo em vista que pode subsidiar gestores municipais, estaduais e federais a fortalecerem, em um compromisso compartilhado, seus sistemas e melhorarem a qualidade da atenção à saúde dos brasileiros.

A seguir você confere a Nota IDUS de alguns municípios de nossa região com os mesmos 57 anos de Tapera, valendo destacar que a nota máxima está na faixa de 7.
Tapera – 6,76
Salto do Jacuí – 5,51
Espumoso – 4,48
Ibirubá – 5,26
Não Me Toque – 6,03
Panambi – 6,17
Marau – 5,34

A Saúde de Tapera atingiu nota 10 em outros seis indicativos, o que evidencia, claramente, que o trabalho da Secretaria Municipal em nosso Município vem sendo feito de maneira correta e eficiente por conta das várias ações, muitas das quais de caráter preventivo atendendo aos preceitos básicos do Ministério da Saúde.

Todos os números podem ser acessados no site do Ministério da Saúde neste link: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1080.

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Tapera)

Compartilhe: