Impasse entre Monsanto e produtores chega próximo ao fim

Postado em 27 fevereiro 2013 07:17 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Aproxima-se de uma solução a divergência entre Monsanto e entidades de produtores rurais sobre pontos do acordo de utilização das sementes transgênicas de tecnologia RR. Na última quarta-feira (20.02) a CNA (Confederação Nacional da Agricultura) publicou nota oficial rejeitando a minuta do acordo apresentado pela empresa, afirmando que não eram os mesmos “termos da Declaração de Princípios firmada entre as partes”.

A FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) afirmou, através de sua assessoria de imprensa, que na última quinta feira (21.02) a Monsanto “concordou com os argumentos expostos pela entidade para refazer o acordo individual existente entre os produtores e a empresa”.

A conciliação foi selada em encontro ocorrido na sede da CNA em Brasília. A reunião contou com a presença de representantes da Confederação, dos presidentes Ágide Meneguette (FAEP), Eduardo Riedel (Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul.), Carlos Rivaci Sperotto (Farsul – Federação da Agricultura do RS) e José Mario Schreiner (FAEG – ederação da Agricultura e Pecuária de Goiás).

A divergência era em relação a uma parte da minuta na qual, além da renúncia a qualquer ação judicial em relação à RR1, o produtor rural aceitava também os termos de licenciamento que a Monsanto propunha em relação à nova semente transgênica Intacta RR2, a ser lançada em breve.

O ponto do acordo que foi refeito pela Monsanto é o artigo 5º, que trata da questão especifica da RR2: “Este documento não constitui licença de uso para outras tecnologias em soja que venham a ser disponibilizadas pela Monsanto. Em a Monsanto lançando comercialmente no Brasil soja contendo outras tecnologias, e na hipótese do Produtor optar pela utilização dessa soja, o Produtor concorda que será necessária assinatura prévia de um Acordo com a Monsanto para licenciamento de uso das referidas tecnologias”.

A empresa, através de sua assessoria de imprensa, reafirmou sua disposição de chegar a um acordo na questão. “A Monsanto mantém o diálogo aberto com a CNA e com as Federações de Agricultura e entregou na quarta-feira (20.02) um documento que visa atender às solicitações das entidades, alinhado com os pontos da Declaração de Princípios”, afirma nota divulgada pela assessoria.
Agrolink

Postado em 27 fevereiro 2013 07:17 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop