II FÓRUM DE SUSTENTABILIDADE – Palestrante defende cultura da prevenção para evitar geodesastres

CRUZ ALTA – Geodesastres foi o tema abordado na programação do II Fórum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí na tarde desta quinta-feira (31), no Salão Nobre do Campus. A Drª. Tânia Maria Sausen, coordenadora de Geodesastres Sul do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) fez um histórico dos maiores desastres naturais ocorridos no planeta, como o Furacão Katrina, no Estados Unidos, e o terremoto em Kobe, no Japão.

No Brasil, segundo ela, as regiões Sudeste e Sul são as mais afetadas por desastres naturais, e as inundações e secas são as que atingem maiores proporções. Muitas destas ocorrências são resultado da má administração de desastres, e poderiam ser evitadas. Exemplo são os fenômenos La Niña e El Niño, causadores de estiagens e inundações, respectivamente, e que são previsíveis. “É preciso parar de prestar atenção na cultura do desastre e focar na cultura da prevenção”, afirmou.

Antes da palestra, que foi mediada pelo superintendente regional da Corsan, Adilson Steffen, a reitora, Elizabeth Dorneles, fez uma breve saudação à Drª. Tânia e aos presentes no Salão Nobre do Campus.

A representante do Inpe ainda entregou exemplares do DVD “Atlas de ecossistemas da América do Sul e Antártida”, que será distribuído para escolas da rede pública de ensino. Participaram do ato a vice-reitora de Graduação, Sirlei Lauxen, o diretor do Centro de Ciências da Saúde, Élbio Jorgens, o prefeito em exercício, Antonio Oliveira, e integrantes da organização do Fórum.
A partir das 19h30min de hoje, o tema em destaque no II Fórum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí será “A água e o saneamento básico”, com o Dr. Dieter Wartchow, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Unicruz

Compartilhe: