II FÓRUM DE SUSTENTABILIDADE – Importância da discussão sobre a água foi destacada na abertura oficial

CRUZ ALTA – O II Fórum de Sustentabilidade do COREDE Alto Jacuí realizou-se no último dia 29, no Ginásio II do Campus Universitário, numa promoção do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Cruz Alta, em parceria com o Corede Alto Jacuí e a Prefeitura de Cruz Alta. Na abertura oficial, foi destacada a importância das discussões acerca da sustentabilidade, em especial da água, que é o tema central desta edição.

A reitora, Elizabeth Dorneles, fez referência ao slogan do evento, “A água como parte do que nós somos, como vivemos e onde vivemos”. Ela disse que é preciso que nós avaliemos o que estamos fazendo para que continuemos a ter esta condição essencial de vida que é a água. Também destacou o papel da Universidade, enquanto gestora do Corede, de promover o debate político para os recursos hídricos, além das discussões científicas.

O diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, José Carlos Severo Correa, igualmente ressaltou o papel da Instituição de promover discussões profícuas. Ele agradeceu a toda equipe de colaboradores do evento e à Corsan, que é a patrocinadora. “Temos o compromisso de não fazer de nossa estadia no planeta uma chuva de verão, rápida e passageira”, finalizou.

O prefeito em exercício, Antônio Oliveira, afirmou que o debate sobre a água é ainda mais importante em um momento de estiagem. Também compuseram a mesa de honra o presidente do Corede Alto Jacuí, Roberto Luís Visotto; o presidente da Câmara de Vereadores de Cruz Alta, José Roberto Pieniz; o gerente local da Corsan, Dilamar Barcelos; o coordenador municipal do OP, Ederson Barbosa da Silva, representando o secretário de Planejamento do Estado; e o superintendente regional da Corsan, Adilson Steffen.

“A origem da água que usamos”
Após a abertura, houve uma discussão sobre “A origem da água que usamos”, com o responsável pelo sistema de tratamento de água da Corsan de Cruz Alta, Vilson Alexandre Vaz, e a procuradora da Agência Nacional de Águas (ANA), Eldis Camargo da Cunha, com a participação do prefeito de Fortaleza dos Valos, Ari Pegoraro.

Vaz falou sobre a situação dos recursos hídricos no município, no momento afetada pela estiagem, e o sistema de tratamento de água realizado pela Companhia. Já Eldis traçou um panorama sobre as políticas de recursos hídricos no país. “Temos direito ao gerenciamento das águas, de diversas formas, por isso a importância de conhecermos o sistema jurídico”, afirmou.

A primeira noite do II Fórum de Sustentabilidade também teve apresentação da cantora Taine Schettert e de um vídeo do projeto “Profissão Catador: entre o viver e o sobreviver do lixo”. Acompanharam a programação acadêmicos, professores, lideranças políticas de municípios do Corede Alto Jacuí e demais interessados.

Unicruz

Compartilhe: