Cerca de 80% dos brasileiros que acessam a internet móvel usa, conexão Wi-Fi, sendo o 3G uma segunda opção. O dado é do estudo Especial Mobile, sobre os hábitos da população em relação à comunicação móvel, divulgado pelo Ibope Nielsen Online e baseado em pesquisa online realizada entre 25 de abril e 2 de maio de 2012.
Segundo informações do Target Group Index, 84% da população das 11 principais regiões metropolitanas do País possui telefone celular, sendo que deste total 16% tem smartphones. Dos entrevistados pelo Ibope, ao menos 14% afirmaram possuir mais de um smartphone.
Sobre os planos de internet móvel que utilizam, 53% usam serviços pré-pagos e 47% pós-pagos. Ao todo, 49% disseram ficar online somente pos questões pessoais, 6% acessam a rede por motivos exclusivamente profissionais, e 45% informaram usar a internet para ambos os fins.
Quanto aos recursos de comunicação acessados, 87% disseram usar principalmente o e-mail, 77% redes sociais e 37% outros métodos de comunicação. Sobre serviços de informação, 79% afirmaram utilizar ferramentas de busca, 52% canais de notícias, 46% serviços de mapas, 38% internet banking, 34% previsão do tempo e 15% informações para melhorar a produtividade. Na área de entretenimento, 40% disseram acessar conteúdos de música, 30% fotos, 29% vídeos, 25% games, 22% esportes e 10% acessam informações sobre viagens.
O levantamento ainda revelou que uma crescente parcela da população, que tem necessidade de ter acesso à internet em qualquer local e momento, se conecta tanto para “ganhar tempo” quanto para “passar o tempo”. Sobre as principais situações em que acessam a internet móvel, 84% disseram que é enquanto esperam por algum atendimento, 59% quando estão de carona em um carro, 58% no transporte público, 44% ao esperar o início de um evento (cinema, teatro, etc), 42% durante o trabalho, 38% no banheiro, 34% enquanto assistem TV e 28% durante conversas com amigos.
Terra