IBIRUBÁ – Vice-prefeito e coordenador de Meio Ambiente visitam Dois Irmãos

Após a implantação do Projeto Catadores, o município de Ibirubá dá andamento ao mesmo e busca conhecer ainda mais o sistema de coleta e transporte de resíduos doméstico de outros municípios.

No dia 27 de janeiro, o vice prefeito municipal Francisco Rogério Rebelato e o coordenador do Departamento de Meio Ambiente, Valdir Olavo Lagemann, estiveram em visita ao município de Dois Irmãos, modelo de coleta seletiva.
Na oportunidade, foram recebidos pela prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva, que os encaminhou para uma visita prática de conhecimento do processo de coleta e gerenciamento de resíduos neste município, onde foram acompanhados pela Chefe do Departamento de Meio Ambiente, Rejane Juver.

O recolhimento domiciliar de recicláveis da cidade gaúcha de Dois Irmãos teve início em 1994 e, atualmente, cobre a área rural e urbana, totalizando 100 % do município. O vice prefeito de Ibirubá, Francisco Rogério Rebelato lembra que a Cooperativa de Trabalho dos Catadores e Recicladores de Dois Irmãos foi fundada no mesmo ano da implantação da coleta seletiva e opera todo o sistema de recolhimento de resíduos sólidos urbanos do município de 30 mil habitantes. “Isso é um grande exemplo para o município de Ibirubá que também busca o funcionamento através de uma Associação, com uma atividade organizada e que beneficiará toda a comunidade, primeiro com a melhoria de renda para esses profissionais e por consequência dando uma destinação correta para o lixo recolhido, reduzindo o volume de lixo destinado ao Aterro Sanitário”, ressalta Rogério.

(Magda Pimentel – Assessoria de Imprensa)

Compartilhe: